terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Recado para os Representantes politicos!

do Povo Brasileiro e do Brasil

Lembrem-se e Nunca Esqueçam :

"Não existe homem polìtico digno desse nome que, a priori, não deva se afirmar responsàvel de tudo o que "acontece" na cena pùblica. Isso significa que não existe pior Traição para um homem de ação do que a de se abrigar atràs das Disfunções pretendidas ou reais, das outras partes da sociedade. São também Indignos aqueles que acusam o povo, tal ou tal grupo social, as autoridades internacionais - particularmente europeia - ou os mercados financeiros do fracasso de tal ou tal ação. Mesmo se isso pode parecer injusto, infundado ou muito pesado para carregar, o homem polìtico é Responsàvel dos Resultados, seja qual for a força daqueles que podem compromete-los. Esse princìpio também quer dizer que a Responsabilidade do homem polìtico não é jamais limitada - em particular para um Ministro ou um Eleito, que devem Velar em tudo o que acontece no dominio deles.Um homem polìtico deve Justificar a Organização que ele realiza - particularmente na Administração - e nas Instituições. Ele não pode Nunca dizer :
" EU NÃO SABIA"
[.....]Cada dia, parece que o mundo é tràgico, que cada ação tem potencialmente consequencias temìveis relativas à vida e à morte, e que, por essa razão, nada pode ser Indiferente. Enfim, a Responsabilidade chama o poder: o homem politico é aquele que não foge diante o poder, adiando Covardemente sua Decisão.
Ele o Assume e o Considera. O homem polìtico é, como o Estado, o responsàvel de tudo que é do Dominio de sua Competência.
Em uma Democracia ele é aquele que perpetualmente deve JUSTIFICAR SUAS ACÕES.
Ademais, a Polìtica é uma Função de Convicção. [.....] Mas essa Convicção deve ter as Capacidades relativas às suas Ambições. A Afirmação de princìpios que Tolera a Indiferença quanto às suas possibilidades é uma posição Covarde e fàcil [......]"

- Nicolas Tenzer - Pour une nouvelle philosophie politique - PUF
- Nicolas Tenzer é alto funcionàrio, presidente do Centro de estudo e reflexão para a ação polìtica ( CERAP ) e diretor da revista Le Banquet. Ele é o autor de numerosas obras de filosofia polìtica e de ensaios relativos a atualidade e ensina em escolas e universidades francesas e estrangeiras.

Nenhum comentário: