segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Doutrinas políticas - 141 -

Eu nunca aconselhei a uma pessoa de mudar de opinião. Nem de mudar seus olhos por outros; mas aprendam a utiliza-los. Façam a mesma coisa com suas opiniões, tornem elas boas. Não em procurando opiniões estrangeiras, até que vocês encontrem a que é verdadeira, pois não existe nenhuma que seja verdadeira. Ninguém nunca teve, ninguém terà jamais uma idéia verdadeira; mas existe uma maneira verdadeira de ter qualquer idéia; e é de ver as coisas tortas. Nossas idéias são nossos òculos. È uma boa coisa de ter alguns òculos para considerar a aparência do planeta Marte; mas guardar a sabedoria em seus julgamentos sobre o planeta Marte, isso não depende de maneira alguma de seus òculos. Então quando vocês dizem: "Eu sou socialista, comunista, ou catòlico, ou anarquista", não se pareçam com o aprendiz de botânica que se diria : " Eu comprei um microscòpio; agora eu sou bem sàbio".Se o que eu escrevo vos surpreende, vamos vira-lo do outro lado. Vamos examina-lo pelo contràrio, como Aristote gostava de fazer. Certamente que existe uma maneira idiota de ser socialista ou monarquista ou qualquer outra coisa; basta que nòs acreditemos de preferência no que os outros dizem do que naquilo que nòs percebemos através nossos pròprios esforços, basta que a còlera empurre os julgamentos, ou que o medo prenda eles. E o pior de tudo, é de se privar de examinar com medo de mudar. Jurem primeiro; não existe nenhum espìrito firme sem juramento. Jurem primeiro, em seguida examinem. Como uma conta, que vocês podem fazer, no sistema decimal, ou em um sistema no qual a base é doze; mas jurem, isso é evidente, de não mudar de sistema durante vossa conta. O exemplo é simples; mas é preciso primeiro refletir a partir de exemplos simples. O sistema decimal é verdadeiro ou falso ? Voilà uma questão ridìcula; pois é apenas uma maneira de apreender as quantidades enumeràveis. E nòs rirìamos do fìsico que citaria alguma experiência segundo a qual o sistema decimal deveria ser considerado falso.
Como vocês superaram sem dificuldade essa besteira, pensem que existem sem dùvida outras do mesmo modelo, mas um pouco mais complicadas. Algum Sorbonnagre me puxa aqui pela manga, dizendo: " Existem fatos de fìsica segundo os quais a geometria de Euclide é falsa." Eu fico desconfiado, tendo assaz provado que não tem nenhuma de nossas concepções que seja inteiramente dependente de uma experiência; até mesmo o espìritismo; mas de preferência nossas concepções são como os microscòpios, que mostram melhor a experiência; simplesmente é preciso saber utiliza-las, o que não acontecerà jamais se nòs as trocamos todas as semanas. Que nòs sejamos comunista, monarquista, catòlico, ou o que vocês quiserem, nòs reconhecemos o heroìsmo verdadeiro nesse homem jovem que a impaciência de ter medo empurra a levantar a mão para uma missão perigosa. E cada um, assim que ele sabe utilizar seus òculos acostumados, concederà que a energia de um Marechal, que decide que uma tropa resistirà a qualquer preço, não é de maneira alguma do mesmo gênero, e não merece a mesma homenagem

.- 16 avril 1921 -
Alain - Propos sur les pouvoirs -




Qual é o sentido do advento da democracia, fazendo triunfar a ideologia do povo soberano ?
Ele vem consagrar o poder do Estado dando-lhe sua legitimidade ? Ou ele introduz a legitimidade de um Contra-Poder que visa precisamente a impedir a unificação no Estado soberano das forças ativas de uma nação, integradas no sistema da competência, a dissociar os poderes, a Limita-los, quer dizer a Controla-los ?
O sentido da democracia é a consideração de uma Conscientização é à Resistência nos espaços não unificàveis da Obediência.





« O sentimento tràgico da vida, nos lembra que a procura da justiça e da verdade não deve ser apenas o que alimenta o nosso pensamento, mas tambem e sobretudo o que nos faz viver” !

“ Le roman du monde
– légendes philosophiques Pierra – Ruiz


« Um povo é subjugado ou por um compatriota hàbil, que se aproveita da sua ignorância e das suas divisões, ou por um ladrão chamado“conquistador”, que vem com outros ladrões apoderar-se de suas terras, matando os que resistem e escravisando os covardes que eles deixam vivos”

Idées Republicaines
VOLTAIRE

Nenhum comentário: