segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Corrupção da elite - 1 -

Não é a primeira vez, é pelo menos a terceira vez que a oligarquia se reforma em nosso paìs e se organiza. Sempre os poderes se reconstituem, pela pròpria função deles. Um rico banqueiro tem mais importância na vida pùblica do que um homem pobre que trabalha com suas pròprias mãos; nenhuma constituição pode lutar contra isso. Da mesma maneira vocês não impedirão que o alto comandamento das Forças Armadas se recrute ele mesmo, e elimine aqueles que permaneceram plebeus. Enfim nos escritòrios nòs vemos que as mesmas forças agissem. Procurem entre os poderosos diretores, vocês não encontrarão nenhum que não sejam parentes ou Aliados do alto banco, ou da Aristocracia Militar, e vocês não encontrarão sem dùvida nenhum que não tenha dado garantias à oligarquia. Enfim, se nòs queremos participar ao Poder, é preciso, de qualquer maneira, venerar os poderes, quer dizer fazer favores, entrar no grande jogo, dar garantias.
Eu conheço um sub-diretor que ficarà sem dùvida no segundo plano. Homem de Ciência Profunda e Trabalho Obstinado; mas nòs adivinharemos nele essa espécie de Entusiasmo que nòs chamamos a LIBERDADE de JULGAMENTO; e Isso Custa CARO. E assim se forma uma Corte, mesmo sem rei. È muito natural que aqueles que sacrificaram para a Ambição o Amor da Liberdade por Eles mesmos não se Preucupe de maneira alguma da Liberdade dos Outros. Eles não Pensam Jamais Nisso; eles sò pensam no POder. E esse Poder, que eles esperam de um lado, eles Nunca o acham Suficientemente Forte. Um "chambellan" não julgarà jamais que o Poder do Rei é muito Absoluto, pois ele o Considera Absoluto; então ele não tem nada a Perder, e ele Tem Tudo a Ganhar, se o ARBITRÀRIO se ESTENDE e se O CONTROLE se RELAXA.
Nòs dizemos que os Cargos são distribuìdos em função do MÈRITO, e Isso Não é Inteiramente Falso. Simplesmente, para esse TRABALHO fàcil, e apenas longo de COMPREENDER, que é o TRABALHO Administrativo, nòs temos Homens de MÈRITO Bem Mais do que é preciso e Equivalentes.
Qual é a Diferença que vocês encontrarão para as Finanças, entre o primeiro e o que està no "vingtième" lugar da escola Polytechnique, se todos dois se aplicam na vida Profissional ? O que permitirà a Escolha ? Um casamento rico, Poderosas Alianças, Amigos Influentes, a Arte da Intriga, a Arte da Lisonja, a Arte da Habilidade. Por isso, para falar a linguagem popular, que é sem nuanças, na maioria dos casos o Mais Reacionàrio dos dois serà Preferido. Em todos os lugares o jacobin , homem de princìpios, e inflexivel, é temìvel, mesmo o jacobin que tornou-se ministro; pois qualquer pessoa que é Chefe precisa de instrumentos Dòceis, Sobretudo que parecem Dòceis. Assim o Ambicioso e o Intrigante sem Escrùpulos Avançam em Todos os Ventos; o Homem de Princìpios Permanece nos Cargos Subalternos. Assim é Exercido em torno do Poder uma espécie de grupamentos moleculares e finalmente uma cristalização quase impossìvel a dissolver. O mal aumenta com os anos, e segundo uma marcha acelerada, pois a oligarquia escolhe cada vez melhor na medida em que ela é mais forte. O ELEITOR QUE PERDE SUA CORAGEM e SUAS ESPERANCAS é UM HOMEM QUE NÃO MEDIU CORRETAMENTE ESSAS FORCAS.

- 3 juin 1914 -
- Alain - Propos sur les pouvoirs -

Nenhum comentário: