segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Bìblia Hébraïque - Os dez mandamentos

" Você não matarà "

E foi durante o terceiro dia, quando era de manhã, teve trovoadas e relâmpagos, e uma nuvem espessa na montanha, e um som de trompa muito intenso. O povo inteiro se estarreceu no campo, Moïse fez sair o povo do campo para encontrar Deus, e eles pararam embaixo da montanha. E a montanha de Sinaï estava inteiramente envolta de fumaça, porque o Senhor desceu no meio do fogo; sua fumaça subia como a fumaça de um forno, e a montanha inteira tremia violentamente. O som da trompa tornava-se sempre mais potente. Moïse falava e o Eterno lhe respondia pela voz. E o Senhor desceu no mont Sinaï, no cume da montanha. E Deus chamou Moïse. Moïse subiu, e o Senhor disse a Moïse: "Desça, avise o povo por medo que eles se precipitem em direção do Senhor para ver, e muitos deles morreriam. E também, que os pontìficios que se aproximam do Senhor se santifiquem, por medo que o Senhor faça uma brecha. "Moïse disse ao Senhor. "O povo não poderà subir no mont Sinaï, porque você nos avisou dizendo: "Delimite a montanha e declare-a santa ! " O Senhor lhe disse: "Va, desça, depois você subirà, você e Aaron com você, e os padres; quanto ao povo, que ele não se precipite para subir em direção do Senhor, por medo que ele faça uma brecha. "Moïse desceu novamente em direção do povo, e disse para eles:"E Deus pronunciou todas essas palavras, dizendo:
[1] Eu sou o Eterno, teu Deus, que te fez sair do paìs do Egito, de uma casa de escravos.
[2] Você não terà outros deuses diante minha face. Você não farà fetiches ou imagens que sejam nos céus acima, que sejam na terra embaixo. Você não se prosternarà diante delas, você não as servirà, pois eu, eu sou o Senhor teu Deus, Deus exclusivo prosseguindo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração, para aqueles que me odeiam. E quem exerce a compaixão até a milliéme, para aqueles que me amam e conservam meus mandamentos.
[3] Você não invocarà de maneira alguma o nome do Senhor teu Deus em vão, pois Deus não absolve aquele que invoca seu nome em vão
[4] Lembre-se do dia do Chabbat para santifica-lo. Durante seis dias você trabalharà, e você farà toda a sua obra. E no sétimo dia, Chabbat para o Senhor teu Deus: você não farà nenhum trabalho, você, seu filho e sua filha, teu servidor e tua servidora seu animal, e o estrangeiro que està nas suas portas. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo que se encontra neles, e ele se repousou no sétimo dia; por isso o Senhor abençoa o dia do Chabbat e o santifica.
[5] Honre seu pai e sua mãe, afim que teus dias se prolonguem na terra que o Senhor teu Deus te deu a você.
[6] Você não cometerà o homicìdio
[7] Você não cometerà o adultério
[8] Você não roubarà
[9] Você não farà de maneira alguma um depoimento falso contra teu pròximo.[
10] Não cobiçe a casa de teu pròximo; não cobiçe a mulher de teu pròximo, seu servidor e sua servidora, seu boi e seu burro, e tudo o que é a seu pròximo

- Exode (XIX, 16-25, XX, 14 ).

Traduction Originale.


Os dez mandamentos

Moïse recebendo de Deus as tables da Lei: se tem uma passagem da Bìblia que todo mundo conhece, nenhuma dùvida que é essa, o dom das dez Palavras, muitas vezes traduzidas por "mandamentos". Ela coloca em cena essa experiência incrìvel onde Deus se dirige diretamente a um povo inteiro apenas saìdo da difìcil libertação de uma primeira escravidão.
A importância da liberação do Egito é significada de maneira forte pois ela é evocada desde a primeira "palavra", a do Deus libertador, e que essa palavra, se ela não tem aparentemente nada de um mandamento, ela é a que dà um sentido aos outros.
È a esse tìtulo que esse texto, situado no capìtulo XX do livro do Exode, o segundo da Bìblia hébraïque, é fundador par excellence, portador dos Valores Universais, aqueles mesmos que Abraham jà havia unificado no nìvel da familia - Nòs ressaltaremos que é no deserto e não no territòrio que Deus vai dar essa Lei, a Torah, destinada a tornar-se a constituição do povo judeu.


Liberdade messianique

A excepcional singularidade desse dom, todavia, é que ele não pode se trocar nem se cansar, mas é permitido a cada um de compreedê-lo na medida de sua capacidade de escuta. È por isso, que se dirigindo a uma coletividade, Deus fala no singular, para cada pessoa presente e futura. Do que ele fala ? Primeiro dessa dinâmica de liberdade messianique no seu princìpio, a partir da qual o indivìduo pode ele mesmo considerar todos os casos de figuras de liberação do homem, que ela seja coletiva ou individual. È preciso então se proibir os "deuses outros", quer dizer os falsos absolutos que negam o que o primeiro declara - a LIBERDADE - e que sò mostram fetiches ou imagens.O quarto mandamento é sobre o Chabbat, termo que significa "a parada de todo trabalho". O sétimo dia é colocado em relação com a Criação ( Genése ) e lembra que Deus parou de organizar o mundo no sétimo dia. Para acentuar a necessidade de quebrar a Força Alienante dos Hàbitos, o Chabbat obriga a Tornar essa Liberdade Justa, Universalizando sua Reconstituição no Diàlogo e o Respeito dos parentes permite o elo entre as gerações, por isso a injunção de "honrar" traduz mal o hebreu cavod, que significa "pesado". Honra-los, é dar suficientemente de peso a història deles para não ter que repeti-la, colocando-os como responsàveis do que eles fazem.

Justiça social

È interessante de notar o tempo utilizado para os cinco ùltimos mandamentos: o Futuro, pois o interesse é Outrem, aquele de quem "eu" respondo e aquele perante o qual "eu" respondo. Assim, "cada rosto é um Sinaï que proìbe o ASSASSINATO". Mas os mandamentos devem também se compreender no sentido mais Amplo. Em "Você Não Matarà", nòs podemos entender: "Justiça Social", como escreveu o filòsofo Emmanuel Levinas nas suas Leçons talmudiques. Da mesma maneira, o adultério não reconsidera apenas a relação entre os esposos mas a Aliança do Sinaï, a revelação de Deus a todo seu povo, considerada como um casamento.
Se o Falso Depoimento faz o objeto de um mandamento, é porque ele Corrompe o Direito na sua Fonte pois ele Provoca sempre o Perigo de Condenar um Inocente. Para concluir, as trangressões mais banais são também relativas às ùltimas proibições: a de ROUBAR e de Cobiçar os BENS ou as PESSOAS. Esse texto, Essencial, mostra também que religião é inseparàvel da MORAL: a Primeira Palavra dos dez mandamentos: "Eu", conduz à ùltima Palavra : "Seu Pròximo ".

- J.C. -

Nenhum comentário: