terça-feira, 29 de abril de 2008

Soberania Nacional?

"Nós não somos um perigo à soberania nacional", diz líder indígena

Queria dizer que tenho orgulho de ser brasileiro", disse o líder indígena Jecinaldo Barbosa Cabral Saterê Mawé, presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Jecinaldo falou na sexta-feira (18) durante a palestra de encerramento da III Feira Brasil Certificado, na qual defendeu as comunidades indígenas e o desenvolvimento sustentável, que ele define como "o modo de vida dos índios".

Sua fala foi em resposta aos argumentos do general Augusto Heleno, comandante militar da Amazônia, que criticou na última semana a demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol, considerando-a uma ameaça à soberania nacional. "Nós não somos um perigo à segurança nacional. Existe meia dúzia de arrozeiros que são terroristas, mas nós ajudamos a defender a fronteira", explica o líder indígena.

Segundo Jecinaldo, os índios querem conviver com dignidade e respeito dentro da sua cultura. Ele defende que as comunidades indígenas precisam ter diálogo com os setores empresariais, mas que não devem aceitar que as empresas apenas façam propaganda.

Além disso, ele explica que as comunidades indígenas defendem a floresta contra o desmatamento. "Nós somos 180 povos, 21% da Amazônia e 65% das terras preservadas são Terras Indígenas. Nós não queremos construir um país dentro do Brasil, queremos proteger nossa cultura", diz. Segundo Jecinaldo, o atual modelo de desenvolvimento não pode salvar a Amazônia.

Brasil Certificado - A mesa de debates contou também com a participação do sociólogo Ignacy Sachs, Rubens Gomes, do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Reginaldo Magalhães, especialista em sociedade civil da Corporação Financeira Internacional (IFC), Caio Magri, do Instituto Ethos e Julio Barbosa, do Conselho Nacional de Seringueiros (CNS).


III Feira Brasil Certificado é um projeto do Instituto de Manejo e Certificação Florestal Agrícola (Imaflora), em parceira com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e a organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira. O objetivo da feira é promover o setor florestal brasileiro comprometido com a sustentabilidade.

(Fonte: Amazônia.org)

Nenhum comentário: