quarta-feira, 2 de abril de 2008

Franc-maçonnerie - A maçonaria operativa

"Euclide fundou essa profissão de geometria no paìs do Egito"

Aqui começam os statuts da arte da Geometria segundo Euclide.

1. Qualquer pessoa que farà o esforço de procurar e de ler encontrarà em um livro velho a història dos grandes senhores e damas que tinham muitos filhos, e não tinham recursos para educa-los. [.....]. Eles fizeram juntos um conselho de amor por eles afim de ver como a descendência deles poderia ter uma vida confortàvel sem preucupação nem luta. Eles então mandaram procurar os grandes cleros para ensinar aos seus as boas profissões. [....] Graças a boa geometria, foi assim que essa honesta profissão de maçonaria começou [....] Criada por esses cleros reunidos. [....] Aquele que era o mais dotado, honesto e aplicado tinha direito a mais atenção do que seus companheiros. O nome desse grande clero era Euclide, e sua fama se espalhou muito longe. Ele ordenou que aquele que era mais adiantado devia ensinar aquele que era menos para ser perfeito nessa arte honesta. Assim, eles deviam se instruir um ao outro e se amar todos como irmãos e irmães. Ele ainda ordenou que o mais adiantado seja chamado " Mestre " afim de honra-lo particularmente. Mas os maçons não devem jamais se chamar entre eles nem sujeito nem servidor, mas " meu caro irmão", mesmo se o ùltimo é menos perfeito que um outro. Cada um chamarà os outros " companheiros " por amizade, pois todos eles nasceram de damas nobres. Eis como nasceu a maçonaria pela boa ciência da geometria. O clero Euclide fundou assim essa profissão de geometria no paìs do Egito, e a ensinou no paìs inteiro e em diversos outros de todos os lados.



59. Muitos anos passaram, eu creio, antes que essa profissão cheque em nosso paìs, na Inglaterra, no tempo do bom Rei Athelstan. [....] Esse bom senhor amava muito essa profissão e quis consolida-la em todas as suas partes por causa de vàrios defeitos que ele tinha encontrado. Em todo o paìs, ele convocou maçons da profissão para vir encontra-lo sem demora para melhorar se possìvel todos esses defeitos por um bom conselho. Ele reuniu então uma assembléia de senhores de vàrias categorias. [.....] com os grandes burgueses da cidade. Eles estavam todos reunidos, cada um na sua categoria, presidindo juntos para estabelecer o statut desses maçons. Eles se empenharam para encontrar como eles poderiam governar a profissão. As pesquisas deles produziram quinze artigos e quinze pontos. [.....] Vamos agora pedir a Deus Todo-Poderoso e a sua mãe a radiosa Maria para nos ajudar a conservar esses artigos e esses pontos todos juntos, como fizeram esses quatro màrtires que nessa profissão foram sempre considerados com grande honra.

503. Eles eram os melhores maçons que nòs podemos ver na terra, e também escultores e imagiers: eram operàrios de elite [....]



535. Escutem agora o que eu li. Muito depois que o dilùvio de Noé rebentou de maneira estarrecedora, a torre de Babel começou: a maior obra de cal e de pedra que jamais homem pôde ver. [....] Muitos anos mais tarde, o bom clero Euclide ensinou a profissão de geometria na terra inteira, assim como uma multidão de outras profissões. Pela celeste graça do Cristo, ele fundou as sete ciências. Grammatica é, minha fé, a primeira; Dialectica, Deus me abençoe, é a segunda; Rhetorica, sem contestação, a terceira; Musica, eu vos digo, a quarta; Astronomia, por minha barba, é a quinta; Arsmetica,a sexta, sem nenhuma dùvida; Geometria, a sétima, clôt a lista, pois ela é humilde e cordial.
Na verdade, Gramàtica é a raiz, cada um si instrui pelo livro, mas a Ciência o ultrapassa como o fruto da àrvore vale mais do que a raiz. A Retòrica mede uma linguagem aplicada, e a Mùsica é um canto suave. A Astronomia enumera, meu caro irmão. A Arithmétique demonstra que uma coisa é igual a outra. A Geometria é a sétima ciência que distingue o verdadeiro do falso. São as sete ciências: quem as utiliza corretamente pode ganhar o Céu.

- Manuscrit Regius, D'après les Trad. De La Franc-Maçonnerie: Documents Fondateurs, Cahier de L'Herne n° 62, Frédérick Tristan (Dir.), 1992




Esoterismo moderno

O esoterismo estava presente no seio da " Profissão " maçônica desde seus começos medievais, ou então ele começou a fazer parte dela mais tarde e de qual maneira ? Mais antigo texto conhecido com relação à maçonaria operativa - a dos construtores de catedrais - o manuscrito anônimo Regius ( mais ou menos 1390) não permite uma resposta categòrica.
Charte fundadora da corporação dos construtores ingleses, ele contem a descrição de suas quinze regras essenciais - em "quinze artigos e quinze pontos" desde o rei saxon Athelstan (895 - 939), mais a lembrança de seus princìpios éticos e de savoir-vivre, por isso seu nome de " Antigos Deveres " ( Old Charges em inglês ), comum a toda uma categoria de textos do mesmo gênero que circulavam do século XVI até o século XVIII.
Còdigo profissional, moral e de boas maneiras redigido em versos, o Regius ressalta dessa maneira certos hàbitos e valores piedosamente conservados pela Ordem maçônica no curso da història: a fraternidade e a entraide ( " meu caro irmão " ), a virtude moral, a transmissão do saber sobre uma base igualitària e hieràrquica ( "companheiros", " Mestre ") exaltando a competência e o elitismo. Como mostra o texto acima fazendo referência ao "Deus Todo-Poderoso", a "sua mãe a radiosa Maria" e aos " quatro màrtires" santos patronos da Profissão, a espiritualidade catòlica està presente. Nada de surpreendente: ela dominava na época a vida cotidiana, a fortiori para uma corporação de qual a Igreja era a principal comandante, os cleros eram os interlocutores cotidianos, e as formas ou sìmbolos religiosos a "matéria prima" da mesma maneira que a pedra.


Um mito fundador

Mais um ùltimo elemento deve chamar a atenção: a presença nesse manuscrito de uma " història " da maçonaria, formada de vàrias narrações composites correspondendo à visão do mundo dos operàrios da época e sobretudo de seus " aumôniers" religiosos. Destinado a mostrar a ilustre origem da Fraternidade e de seus membros "todos nascidos de nobres damas", esse "mito" fundador abre-se sobre uma figura e uma ciência do mais alto interesse: Euclide, o codificador em grego da geometria plane na Alexandrie no reino de Ptolémée primeiro ( 305 - 282 av. J.-C.).
Com ele, é a referência à antiguidade egìpcia - a mãe de todos os mistérios - e à antiguidade grega que se impõe: as sombras de Pythagore e de Hermés não estão longe.....Nòs os encontramos citados como transmissores da tradição antédiluvienne no manuscrito Cooke ( 1400 - 1410 ), o segundo mais velho dos "Antigos Deveres"!
Quando nòs sabemos que o pythagorisme e o hermétisme fazem a parte bela das especulações espirituais se apoiando no simbolismo dos nùmeros e das figuras geométricas, quando nòs olhamos simplesmente a magnificence e a complexidade do simbolismo architectural das catedrais, nòs não podemos neglicenciar a eventualidade da "filiação" aqui evocada......e reivindicada pela versões ulteriores da maçonaria.
Nesse ponto de vista, a insistência do Regius sobre "as sete ciências" que permitem de "ganhar o Céu" - a gramàtica, dialética, retòrica, mùsica, etc - é muito significativa. Com efeito, as "sete artes liberais" formam certamente a base da educação e da cultura do homem livre na Idade Média, mas elas possuem sobretudo ricos desenvolvimentos simbòlicos potenciais.
Eles ainda não estão presentes no cursus initiatique de certas correntes da maçonaria moderna ? Enfim, a història mìstica do Regius se refere também a Noé e a torre de Babel, quer dizer ao patrimônio bìblico. Ela abre dessa maneira a porta para todas as especulações sobre a Escritura santa, incluindo à terme.....a kabbale.


- E.V -
- Les Textes Fondamentaux de L'Èsotérisme - Kabbale - Franc-Maçonnerie - Astrologie - Soufisme.....
- Le Point - Hors-série - Mars - Avril 2005 - N. 2

Nenhum comentário: