domingo, 6 de abril de 2008

Hermés Trimégiste

"O que està em baixo é como o que està em cima"

"Você me ensinou todas as coisas, como eu queria, ô Noûs. Mas me fale ainda da subida, como ela se produz." Ouvindo isso, Poïmandrés respondeu : " Primeiro, na dissolução do corpo material, você livra esse corpo ele mesmo à alteração e à forma que você não tinha cessado de perceber. [....] E dessa maneira o homem se eleva doravante em direção do alto através da armadura das esferas: na primeira zona, ele abandona a potência de crescer e de decrescer; na segunda, as indùstrias da malìcia, falso doravante sem efeito; na terceira, a ilusão do desejo [....]; na quarta, a ostentação do comando despojada de suas visões ambiciosas; na quinta, a audàcia ìmpia e a temeridade pretenciosa; na sexta, os apetites ilìcitos que dà a riqueza; na sétima zona enfim, a mentira que faz armadilhas.E então, desnudado do que havia produzido a armadura das esferas, ele entra na natureza ogdoadique (1), sò possuindo sua pròpria potência; e ele canta com os Seres hinos ao Pai [....]. E então, na boa ordem, eles sobem em direção do Pai, se abandonam eles mesmos às Potências, e, tornados Potências à leur tour, entram em Deus. Pois este é o fim bem aventurado para aqueles que possuem o conhecimento: tornar-se Deus. Eh bien, nessa hora, o que você està esperando ? Você não vai, agora que você herdou de mim toda a doutrina, te fazer o guia daqueles que são dignos, afim que o gênero humano, graças a tua intervenção, seja salvo por Deus ? "
Tendo assim falado, Poïmandrés, na minha presença, se misturou às Potências. E eu, quando eu dirigi ao Pai de todas as coisas ações de graças e bençãos, eu recebi minha licença de Poïmandrés, apòs ter sido investido de potência e instruìdo sobre a natureza do Todo e sobre a visão suprema. E eu comecei a pregar aos homens a beleza da piedade e do conhecimento: " [....]
Ô povos, homens nascidos da terra, vocês que se abandonaram à embriaguez, ao sono e à ignorância de Deus [....]. Porquê vocês se deram à morte, alors que vocês teem a potência de participar da imortalidade ? "

- D'Hermés Trimégiste: Poïmandrés, In Corpus Hermeticum - Les Belles Lettres

Nota: 1. Ogdoadique: nos Anciãos, referência a oitava e ùltima esfera do universo.



As palavras dos Segredos de Hermés, escritas sobre uma mesa de esmeralda que ele tinha entre suas mãos e descoberta em uma caverna obscura dentro da qual foi encontrado seu corpo sepultado.

È verdade sem mentira, certo e muito verdadeiro :

O que està em baixo é como o que està em cima e o que està em cima é como o que està em baixo, para fazer os milagres de uma ùnica coisa.

E como todas as coisas foram e vieram de um, pela mediação de um: assim todas as coisas foram criadas dessa coisa ùnica, pela adaptação.

O sol é o pai, a lua é sua mãe, o vento a carregou no seu ventre, a terra é sua ama-de-leite.

O pai de todo o thélesme (1), de todo mundo aqui. Sua força é inteira, se ela é convertida em terra.

Você separarà a terra do fogo, o sùtil do espesso lentamente, com grande indùstria.

E ele sobe da terra ao céu e novamente, ele desce na terra e ele recebe a força das coisas superiores e inferiores.

Você terà por esse meio a glòria de todo o mundo; e para isso toda obscuridade fugirà de você.

È a força forte de toda força: pois ela vencerà toda coisa sùtil e penetrarà toda coisa sòlida.

Assim o mundo foi criado.

Disso serão e sairão inùmeras adaptações, de quais o meio està aqui.

È por essa razão que eu fui chamado Hermés Trismégiste, tendo as três partes da filosofia do mundo inteiro. O que eu disse da operação do sol é realizado e parachevé.

- " La Table D'Èmeraude D'Hermés Trismégiste, Père Des Philosophes", In Hermés Trismégiste, La Table D'Èmeraude Et Sa Tradition Alchimique - Les Belles Lettres.

Nota: 1. Thélesme: aqui, assimilado à energia do mundo.


O hermétisme

O termo de "hermétisme" nasceu no fim do século XIX do adjetivo "hermétique", que designava hà muito tempo a alquimia como "arte sagrada de Hermés". Ele tornou-se então um sinônimo das palavras esoterismo e ocultismo, ele recobre um campo tão imenso - e tão vago - quanto esses dois termos. Pela preucupação da precisão, os especialistas preferem então reserva-lo às doutrinas desenvolvidas apòs a Antiguidade nas obras reivindicando a paternidade de Hermés Trismégiste - quer dizer " o três vezes maior" - , a versão grega do Mercùrio latim, igualmente identificada com o deus égyptien Thot. Compostos entre a época hellénistique e a Idade Media, esses textos contém com efeito todos os ramos do saber reputado " pertencer" a esse divino autor: magia, astrologia, alquimia, théosophie, teologia, filosofia, ciências, medicina.....


Se tornar Deus

Formada a partir de um vasto fundo religioso e filosòfico méditerranéen de qual a antiga Alexandrie foi o creuset, essa literatura hermética constitui um conjunto de textos muito diferentes em seus temas, suas doutrinas, seus autores e a data de sua redação. Escrita entre o primeiro e o terceiro século, collationnée entre os séculos VI e XI, sua parte principal é conhecida com o nome de Corpus hermeticum, antologia onde Hermés Trismégiste ensina os segredos do universo. Como testemunha o primeiro texto acima, tirado do primeiro desses tratados: o Poïmandrés ou Pimandre, com o nome pelo qual o conjunto do Corpus hermeticum foi muito tempo conhecido. Dando a palavra a Poïmandrés, esse livro propõe um verdadeiro resumo do ensinamento hermétique. No extrato aqui presente, nòs vemos Poïmandrés descrever as etapas da morte como uma "subida" do homem em direção do "Deus-Pai". Um retorno à fonte divina pensada como uma dissolução progressiva da pessoa.
Esse "élan vers le haut" é ao mesmo tempo uma purificação e uma reintegração edificada nas diferentes dimensões do indivìduo nas sete esferas ou graus hieràrquizados da realidade segundo os Anciãos. E uma vez alcançado o oitavo e ùltimo plano - " a natureza ogdoadique" ( de um termo grego significando "oito") - sò resta ao sàbio defunto " entrar em Deus".



Uma charte do esoterismo

Apelo à gnose, ao Conhecimento absoluto, fonte da "imortalidade", esse extrato ilustra a visão do mundo hermétique, caracterizada pelas correspondências que unem todos os "nìveis" do real em um todo harmonioso.
Exaltando a ascensão do homem em direção do divino, ele a apresenta quasiment como uma "décantation" no sentido quìmico do termo; o que permite de compreender a dimensão alchimique dessa corrente cultural e espiritual, preucupada de apreender as "transmutations" recìprocas do terrestre no celeste.
Não existe melhor sìntese do hermétisme que o segundo texto aqui apresentado: a célébrissime Table d'émeraude, de qual o mais antigo vestìgio remonta a um texto àrabe ( entre os séculos VI e X apr. J.-C.), suposto ser a tradução original grega. Esse conjunto de màximas quer ser uma explicação do mundo e também um procedimento universal de fabricação para se apropriar " a glòria de todo o mundo", o que muitos traduziram como o poder absoluto....
A reputação da Table d'émeraude é tão imensa em todo caso apòs a Idade Media e sobre tudo a Renascência que ela é considerada como uma "charte fundadora" do esoterismo, indefinidamente comentada, do cientìfico Isaac Newton até o psychanaliste Carl Gustav Jung....
Serà pela razão de sua enigmàtica brevidade, da riqueza de seu simbolismo, de sua obscuridade tão sugestiva ? Três caràteres que lhe dão a aparência de uma "lei fundamental do universo" e que deixam seu mistério aberto à todas as interpretações.

- E.V. -

Nenhum comentário: