quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Auguste Comte


Vida


Auguste Comte nasce em Paris em 1798, em uma família burguesa e faz seus estudos até a Escola Polytecnique onde ele passa os anos 1818-21. Quando ele sai, antes de um casamento caritativo que provoca sua exclusão de sua família, ele torna-se o secretário de Saint-Simon e tem uma participação ativa na vida política nas fileiras anti-bonapartistes. Ele é nomeado repétiteur na Escola polytecnique e examinador no concurso de entrada.
Desde 1826, já tendo as grandes linhas de seu sistema, ele abre na casa dele, um "curso de filosofia positiva", no qual ele comunica sua fé a seus discípulos. A seqüência de exclusões começa após a publicação desse "Curso": lhe é retirado seu cargo de examinador, em seguida seu cargo de repétiteur. Incansável, Comte abre em 1831, um curso popular de astronomia grátis, dirigindo-se aos proletários, em quem ele coloca a esperança da filosofia positiva. Ele publica o Prefácio dessa filosofia em 1844 e é o "Discurso sobre o espírito positivo". Ele vive nessa época de subsídios coletados entre seus alunos. Em 1844-45 se situa o "ano sem-igual" de seu encontro com Mme Clotilde de Vaux que ilumina sua vida sentimental e lhe deixa a experiência do amor puro.
Ela morre em 1845. Em 1851, Comte se proclama o Grand-Prêtre da Religião da Humanidade e publica o "Sistema de Política positiva". Uma separação se produz na sua escola, Littré e uma parte de seus discípulos recusando de reconhecer a unidade do pensamento de Comte entre os dois escritos. Ele morre em 1857 tendo fundado numerosas "igrejas positivas" e algumas duraram, particularmente no Brasil que adotou como divisa nacional a divisa do positivismo militante Ordem e Progresso.


A doutrina

Nós veremos sucessivamente: a filosofia da História ou a Lei dos 3 estados, a classificação das ciências, a Sociologia e a Religião da Humanidade.


1 A filosofia da História e a Lei dos três estados

A evolução histórica da Humanidade segue uma lei, a lei dos 3 estados."Seguindo essa doutrina fundamental, todas as especulações são sujeitas no indivíduo como na espécie, a passar por 3 estados sucessivos: teológico, metafísico, positivo”.
A idade teológica e a do antropomorfismo. O homem, procurando conhecimentos absolutos, imagina Potências Transcendentes, causas dos fenômenos naturais, Fetichismo, politeísmo, monoteísmo das grandes religiões, dependem desse estado. A essa fase da evolução corresponde um regime político e social fundado no poder absoluto, a escravidão e o imperialismo militar.
A idade metafísica é caracterizada pela crítica do regime intelectual e político da idade precedente. Entidades metafísicas substituem Deus e os princípios abstratos substituem a autoridade do Soberano. È a idade da Revolução, destruidora, mas não construtiva.
A idade positiva é caracterizada por uma transformação radical do método da ciência. "Ela consiste essencialmente", diz Comte, "a substituir em tudo a inacessível determinação das causas, a simples pesquisa das leis, quer dizer das relações constantes que existem entre os fenômenos observados". No plano político-social, ela é a realização dos princípios da nova ciência, a Sociologia.


2. A classificação das ciências

Comte mostra paralelamente o que ele chama "a hierarquia das ciências, histórica e dogmática ao mesmo tempo, científica e lógica". As ciências têm uma ordem de aparecimento que se explica pelo fato que o momento histórico do advento de cada uma ao estado positivo supõe a constituição completa daquela que a precede. A hierarquia das 6 ciências fundamentais é: Matemáticas, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia.

A primeira se constituiu na Antiguidade, a astronomia no século XVI com Copernic, a física no século XVII com Descartes, a química no século XVIII com Lavoisier, a biologia se constitui sob seus olhos no século XIX e a sociologia será a ciência do século XX.
Nessa hierarquia, existe a generalidade decrescente, complexidade crescente. O conhecimento do homem (Sociologia ) está no cume do progresso científico e o fundamento do progresso social e político.


3. A Sociologia

Comte cria esse termo e a ciência (No começo ele a chama, a física social). Apenas ela permite de planear a hierarquia das Ciências como um Todo e de compreender em que direção ia o progresso espiritual da Humanidade, de suas necessidades reais, de sua natureza profunda. Apoiada nesse conhecimento da ordem humana, a Sociologia vai permitir de construir a nova ordem social na qual "tudo se relaciona finalmente à Humanidade".

A Sociologia permite de precisar definitivamente o senso mesmo da idade "positiva", é a idade onde se aplica:

- Ao real e ao humano, e não à metafísica e à teologia.

- A utilidade e o melhoramento de nossa condição.

Graças à ciência ("Ciência que supõe previdência, previdência que supõe ação"). Graças à Sociologia se realizará a aliança da Ordem e do Progresso. Não existem indivíduos, só existe "funções sociais" e o Estado positivista vai satisfazer todas as necessidades: governado por técnicos, apoiado nos industriais, constituído pelos "cooperadores" ou proletários, o novo estado terá sua Religião: o sentimento positivista do Grande-Ser da Humanidade.... e Comte descreve no seu "Sistema de política positiva" as instituições, os ritos, o calendário mesmo da futura sociedade Positivista Internacional.

Nenhum comentário: