sexta-feira, 28 de março de 2008

Verdade masculina......serà ?

Um dos meus melhores amigos aqui na França é àrabe. Ele mora na França hà 20 anos, tem a nacionalidade francesa, mas continua fiel e apaixonado pela sua cultura e suas raìzes, ele é do Marroc; ele tem 47 anos, é engenheiro e professor universitàrio, é casado com uma àrabe, é muçulmano e tem 4 filhas.
As filhas dele vão na mesma escola que meu filho. Todos os dias então eu vejo ele ou a mulher dele que é uma das minhas melhores amigas, eles me chamam de irmã e sempre sou convidada para as festas tradicionais deles e jà fiz o Ramadam com eles 3 vezes; foi uma experiência maravilhosa que enriqueceu muito minha vida e meu equilibrio interior.
Quando nòs nos encontramos na escola, se eu estou triste eles sempre me convidam para tomar um café na casa deles e vice-versa.
Ontem eu estava muito triste e o Ackim me disse, " Vamos tomar um café là em casa".
E là fui eu com meu filhinho tomar o " café da paz" como nòs costumamos dizer.
E como sempre tentamos reconstruir o mundo e nossos corações.
Eles falam do Marroc e é muita emoção.......saudade........revolta.......tristeza....
Eu falo do Brasil.......saudade......revolta.......tristeza........
Saudade sempre !
Falamos da França e também é muita emoção......e assim vamos dando a volta pelo mundo....
Falamos inevitavelmente de polìtica........indignação.......revolta..........decepção.......
Sonhos e utopias mil.....
Falamos religião também....momento de respeito e grande seriedade........tristeza e revolta também, infelizmente !
E finalmente, como sempre, falamos de educação e filosofia.
Hoje falamos pouco de filosofia; ele me perguntou o que era a verdade para mim, e eu respondi que sempre procurei a verdade mas ainda não a encontrei.
Eu fiz a mesma pergunta para ele e ele me respondeu :
- " Rita, eu ainda não sei o que é a verdade, mas eu sei o que é a minha verdade. A minha verdade é quando eu faço amor com minha mulher e quando eu vejo minhas filhas felizes".
Fiquei muito surpresa e emocionada de ouvir um homem dizer isso.
Achei muito lindo !

Nenhum comentário: