terça-feira, 18 de março de 2008

Friedrich Heinrich Alexander, Barão de Humboldt

Friedrich Heinrich Alexander, Barão de Humboldt, (14 de setembro de 1769, Berlim - 6 de Maio de 1859, Berlim), mais conhecido como Alexander von Humboldt, foi um naturalista e explorador alemão, irmão mais jovem do ministro e linguista prussiano Wilhelm von Humboldt.

Foi etnógrafo, antropólogo, físico, geólogo, mineralogista, botânico, vulcanólogo e humanista, tendo lançado as bases de ciências como a Geologia, Climatologia e Oceanografia. Apesar de ter pesquisado diversas coisas nos seus mínimos detalhes, fê-lo com uma visão geral e imparcial. Com catorze anos de idade, fixou-se em Berlim para continuar seus estudos, e mais tarde frequentou as universidades de Frankfurt e Göttingen, onde cursou Filosofia, História e Ciências Naturais.

Em 1789, com vinte anos fez a sua primeira viagem de carácter científico, passando pelos Países Baixos, Alemanha e Inglaterra, e principalmente ao longo das margens do rio Reno, seguindo George Forster, um naturalista que estava acompanhado pelo Capitão Cook na sua viagem ao redor do mundo. O resultado de toda a exploração científica foi a obra intitulada “Observações Sobre os Basaltos do Reno”.

A viagem exploratória pela América Central e América do Sul (1799-1804) e pela Ásia Central (1829) tornaram-no mundialmente conhecido ainda antes da sua morte. A sua correspondência científica com colegas cientistas compõe-se de mais de 35 mil cartas, das quais, só, aproximadamente 12 500 estão arquivadas. Além das ciências naturais, foi também um influente mecenas da Literatura. Humboldt apoiou os poetas e escritores Heinrich Heine, Ludwig Tieck e Klaus Groth.

Entre seus amigos e conhecidos estavam Matthias Claudius, Jacob e Wilhelm Grimm, August Wilhelm Schlegel, assim como Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Schiller.

Nenhum comentário: