terça-feira, 25 de março de 2008

Filosofando.....

" È preciso sempre que os outros nos escutem; mas nem sempre é necessàrio de dizer tudo: aquele que diz tudo diz poucas coisas, pois no final ninguém mais o escuta"
J.J.Rousseau

" A maneira de formar as idéias é o que dà um caràter ao espìrito humano. O espìrito que sò forma suas idéias baseado nas relações reais é um espìrito sòlido; aquele que se contenta das relações aparentes é um espìrito superficial; aquele que vê as relações da maneira que elas são realmente é um espìrito justo; aquele que não sabe considera-las é um espìrito falso; aquele que inventa relações imaginàrias que não possuem nem uma realidade nem uma aparência é um espìrito louco; aquele que nunca compara é um imbecil. A aptidão mais ou menos grande para comparar as idéias e para encontrar as relações entre elas é o que faz nos homens o mais ou o menos de espìrito etc...."
J.J.Rousseau.

"O espìrito universal das leis de todos os paìses é de favorizar sempre o forte contra o fraco, e aquele que tem contra aquele que não tem nada: esse incoveniente é inevitàvel e ele é sem excessão".
J.J.Rousseau.

" Quando os Anciãos chamavam optimus maximus o Deus supremo, eles diziam uma grande verdade; mas dizendo maximus optimus, eles teriam falado com mais exatidão, pois sua bondade vem de sua potência; ele é bom porque ele é grande".
J.J.Rousseau.

" Sempre uma pequena dùvida para acalmar, eis o que faz a sede de todos os instantes, eis o que faz a vida do amor feliz. Como o temor nunca o abandona, seus prazeres não podem jamais chatea-lo. O caràter dessa felicidade, é o sério extremo".
Stendhal, De L'Amour.

" È o pensamento livre que é verdadeiro. Eis o senso da ordem".
Alain - Idées.

" Ser vencido de vez em quando não é de maneira alguma vil; mas é vil de decretar, se nòs podemos falar assim, que nòs seremos sempre vencidos. O que o heròi se ordena a ele mesmo, é então de acreditar e de ousar. A virtude é em primeiro lugar um pensamento, e todo heròi é filòsofo".
Alain - Idées.


" Spinoza que comenta aqui utilmente seu mestre, ensina que é melhor se alimentar do amor pela vida do que pelo temor da morte, e castigar, se nòs somos juìzes, por amor da ordem do que pelo òdio e a còlera diante o crime. Da mesma maneira, eu diria, é melhor corrigir a criança pelo amor do que ela tem de bom nela mesma do que pela tristeza ou uma còlera que nòs podemos sentir ao vê-la malvada ou burra. O amor da liberdade também é mais sadio do que esse òdio que nòs alimentamos tão facilmente pelo tirano".

Alain- Idées.

Nenhum comentário: