quinta-feira, 1 de março de 2007

A Potência da Opinião

A questão da opinião ocupou um lugar consideràvel na filosofia e na polìtica liberais;pois é fazendo apelo a opinião, e à instituindo totalmente como atriz no jogo constitucional e polìtico, que o pensamento liberal se desenvolveu e se concebe, ainda hoje, um governo livre:"free governement"," governement by consent","governement by opinion" são noções difundidas na Inglaterra, inclusive graças a John Locke. È no mesmo ano de 1680 que Locke publica os dois "Tratados do governo civil", que constituem o vertente polìtico de seu pensamento e o "Ensaio sobre o entendimento humano".As duas obras são efetivamente complementàrias: para compreender as condições do "consentemento à lei" ( o consente do "Segundo tratado), é preciso ler a teoria da "lei de opinião" no Ensaio ( "Essai sur l'entendement humain , artigo precedente).

Os três tipos de lei
Locke distingue três grandes categorias de leis : a lei natural, imposta por Deus ao homem, a lei civil, feita pelas sociedades polìticas, e a lei da opinião ou "lei do costume".O ponto notàvel é que a lei de opinião não tem autor, a não ser a coletividade, a sociedade civil no sentido moderno do termo, e cada um dos indivìduos que, sem notar, lhe obedece ou concorre a modofica-la.Além do mais, ela sò é feita de multiplas prescrições reconhecidas em um grupo.

Sociòlogo antes da letra

È realmente uma lei nessas condições ? Locke nos mostra na realidade o que a sociologia chamarà as " normas sociais", resultando da cooperação entre os indivìduos, mas, ao mesmo tempo, se impondo aos indivìduos.Ela é elaborada por, e tem por guardião preucupado, um "secreto e tàcito consentemento", como é dito no paràgrafo 10 do texto do artigo precedente : fòrmula admiràvel que faz de Locke um sociòlogo antes da letra.Com efeito, Emile Durkhein, no sec.XIX farà a teoria da pressão exercida pela sociedade, principalmente no domìnio dos valores morais.E, no sec.XX, o sociòlogo Jean Stoetzel ( 1910 - 1987 ), fundador das sondagens de opinião na França, mostrarà na sua "Teoria das Opiniões" ( 1943) a importância do que ele chama os "fatores de conformidade".
Para voltar a Locke, nòs percebemos aqui em que o liberalismo detem um impacto crìtico para com a ordem existente, contrariamente as idéias recebidas: a lei da opinião de Locke, que fortifica a coletividade e dà indìcios ao indivìduo, é também um grande fator de conformismo, eventualmente de esclerose." A maioria dos homens governa-se principalmente, pela lei de opinião", diz nosso autor.Nem Deus nem o poder polìtico ( que faz as leis e as promulga, tem tanta eficacidade que a sociedade ela-mesma.Essa Potência maioritària que nòs temos medo de nos separar." Ousa pensar por você mesmo " (Sapere aude ! ) escreverà Emmanuel Kant em 1784 o liberal, retomando dessa maneira a advertência de Locke.Mas esse fator de conformidade existe tambem em nossas microsociedades, nossas diversas filiações, nossa "casta " ( " clube ", escreve Locke ).

Pluralismo Democràtico

Essa concepção da opinião sublinha o "pluralismo" que é um fator tão importante no pensamento moral de Locke e que nòs reencontramos no seio do liberalismo contemporâneo.A lei é a mesma para todos ( Declaração de 1789 ) ? Certamente, na França.
Mas ao preço de quanta diversidade de casos, de opiniões, de crenças ? Nòs reconhecemos aqui um problema ardente.
- L.J - Le Point - France

Nenhum comentário: