domingo, 18 de março de 2007

Cesare Battisti é preso no Brasil após 26 anos foragido



ROMA/BRASÍLIA (Reuters) - O italiano Cesare Battisti, militante de esquerda condenado por assassinatos e diversos roubos em seu país, foi detido no Brasil neste domingo após fugir por 26 anos, informou um porta-voz da polícia na Itália.
"Battisti foi preso graças a uma operação conjunta entre autoridades brasileiras e italianas", disse o porta-voz à Reuters.
A Polícia Federal brasileira informou que Battisti foi preso na manhã deste domingo na praia de Copacabana.
O militante italiano, de 52 anos, foi capturado pela primeira vez em 1979 e condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos e diversos roubos. Ele pertencia a um grupo de esquerda vinculado às Brigadas Vermelhas italianas, organização político-militar que ganhou destaque internacional após seqüestrar e assassinar o primeiro-ministro da Itália, Aldo Moro, na década de 1970.
Battisti escapou da prisão em 1981 e refugiou-se no México, onde viveu até se mudar para França, em 1991. Na França, encontrou trabalho como porteiro e começou a escrever romances de suspense. Autoridades daquele país aprovaram sua extradição para Itália em 2005, mas ele conseguiu fugir novamente.
O ministro da Justiça da Itália, Clemente Mastella, disse à agência de notícias ANSA desejar a rápida extradição de Battisti. Ele cumprimentou a polícia "pela brilhante operação de captura empreendida em cooperação com as autoridades brasileiras e francesas".
A polícia brasileira informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que Battisti ficará detido em Brasília ou no Rio de Janeiro até que o pedido de extradição seja formalizado. A polícia federal suspeita que o militante de esquerda esteja no Brasil desde 2004.

Nenhum comentário: