segunda-feira, 5 de março de 2007

Cada nação encontrarà aqui a razão de suas màximas

"Eu peço uma graça que eu temo que não me acordem : é de não julgar, pela leitura de um momento, um trabalho de vinte anos ; de aprovar ou de condenar o livro inteiro, em vez de algumas frases.Se quisermos procurar a intenção do autor, nòs sò podemos a descobrir corretamente na intenção da obra.
Eu examinei primeiro os homens, e eu acreditei que, nessa infinita diversidade de leis e de costumes, eles não eram conduzidos unicamente por suas fantasias.
Eu enunciei os princìpios, e eu vi os casos particulares se ajustarem deles-mesmos a esses princìpios ; as històrias de todas as nações serem a continuação; e cada lei particular ligada com outra lei, ou depender de uma outra mais geral. [...]
Eu não escrevo de maneira alguma para censurar o que està estabelecido em qualquer paìs que seja.Cada nação encontrarà aqui as razões de suas màximas.
- Montesquieu - De L'esprit des lois - Prefàcio.

Nenhum comentário: