terça-feira, 28 de agosto de 2007

A eloquëncia

A eloqüencia é uma arte de dizer as coisas de tal maneira : 1° que aqueles a quem nòs falamos possam escuta-las sem dificuldade e com prazer; que eles se interessem a elas, de maneira tal que o amor-pròprio os leve naturalmente a fazer uma reflexão.
Ela consiste então em uma correspondência que nòs nos esforçamos de estabelecer entre o espìrito e o coração daqueles a quem nòs falamos de um lado, e do outro os pensamentos e as expressões das quais nòs nos servimos; o que supõe que nòs teriamos estudado muito bem o coração do homem para saber todos os sentimentos secretos, e para encontrar em seguida as justas proporções do discurso que nòs queremos acordar a esses sentimentos.
È preciso se colocar no lugar daqueles que devem nos escutar, e fazer ensaio no seu pròprio coração do tom que nòs damos a seu discurso, para ver se um é feito para o outro, e se nòs podemos nos assegurar que o auditor serà como forçado de se render.
È preciso encerrar-se, o màximo que for possìvel, no simples natural; não fazer grande o que é pequeno, nem pequeno o que é grande. Não é suficiente que uma coisa seja bela, é preciso que ela seja pròpria ao sujeito, que não tenha nada de excessivo nem nada que falte.

- Pascal- Pensamentos ( 15-130-Appendice au fragment 15 )

Nenhum comentário: