terça-feira, 28 de agosto de 2007

Conversando com um santo

Um dia, passeando na floresta, eu encontrei um santo; confesso que foi uma grande surpresa para mim, nunca pensei encontrar um dia, ainda por cima em uma floresta, um santo.Fiquei emocionada, não sabia se ria ou chorava, se reclamava ou rezava....puxa! quanta emoção !
Emoção e surpresa maior de ver que o santo não queria ser santo, vê se pode?
Um santo de verdade que não quer ser santo !
Ele ficou chateado comigo no começo e até constrangido, olhou sério para mim e disse-me com sincera compaixão :
- Mulher, me deixa em paz !
Sou santo sem querer e por acaso. Essa benção eu não mereço.
- Como? Isso é maneira de um santo falar ?
E ele respondeu irritado :
- Como não ? Isso é maneira de rezar ?
E foi nesse exato momento que as coisas se complicaram no céu e na terra...
Fiquei envergonhada, emocionada, sem saber o que pensar, sempre achei difìcil pensar nas coisas santas e agora na frente de um santo não acho mais nada, estou aflita e perdida...
.Olhei para o céu e disse :
- Deus meu pai, que santo entranho é esse?
Ele, que também parecia estar aflito e perdido, olhou também para o céu e disse:
-Deus meu pai, essa eu não merecia !
- Seu santo, por favor, serà que podemos conversar ?
- Conversar o quê ? aqui é lugar de repouso e meditação
- Concordo plenamente com o senhor, aliàs vim aqui pra isso, mais não entendo a irritação do senhor, afinal, todo mundo quer ser santo, ser poderoso, curar os doentes, ser imortal, venerado e adorado por todos, e o senhor fica chateado com isso ?
- Mais claro, cansei de sò me procurarem para pedir favor, quero isso e aquilo, e não sei mais o quê.... e a caridade ? a compaixão ? a solidariedade ? o amor ? o perdão ? ninguém se lembra disso ? veja quanta miséria, quanta injustiça, quanto egoismo, quantas crianças sofrendo e morrendo de fome, quantas guerras mesquinhas, covardes....
- Mais jà que o senhor é santo, porquê não faz tudo isso acabar ? afinal, trabalho de santo é fazer milagre ! ?
- Minha filha, milagre é viver....amar....perdoar....!
-È difìcil para mim ver essas coisas como milagre.....
-Eu não falei ? bem que eu te disse, conversar pra quê ? nessa terra sò tem louco, e louco estou ficando....não aguento mais ser santo !
- Essa eu não merecia....não merecia mesmo.......!!!

Nenhum comentário: