terça-feira, 3 de julho de 2007

Baruch Spinosa


Spinoza é hoje um dos filósofos mais lidos e mais comentados. O polidor de lentes "néerlandais" refletiu sobre a razão e a ciência, a política e a religião, as paixões e o corpo. Inúmeros assuntos que não perderam nada da atualidade deles.


Atualidade

Baruch Spinoza (1632 - 1677) faz parte da atualidade: desde o ano passado, que uma dezena de livros lhe foram consagrados, que exploram os temas mais diversos - o amor, a linguagem, as matemáticas, o debate religioso.... nós poderíamos pensar que essa "moda" está relacionada ao fato dos escritos de Spinoza estarem em 2006 no programa "de l'agrégation " de filosofia, mas essas obras foram redigidas anteriormente. Nós assistimos também a uma eflorescência de colóquios que insistem bem mais na sua atualidade do que no seu classicismo.
Nós temos a impressão que Spinoza está confrontado a todos os temas intelectuais da atualidade, das ciências sociais as ciências cognitivas. Como explicar esse enorme interesse? ainda mais que esse interesse ultrapassa demasiadamente o círculo dos filósofos profissionais.
Que os sociólogos, os economistas, os psicanalistas se interessem a um filósofo do século XVII não é uma coisa ordinária - sobretudo se é para procurar as idéias ou os métodos para suas problemáticas atuais


Tempos conturbados

Nós nos surpreendemos desse fato somente se nós guardamos do filósofo a imagem de um sábio "invariável", pouco preocupado das circunstâncias e da vida real dos homens. É preciso se lembrar que a filosofia de Spinoza se construiu em confrontação com a atualidade - a de seu tempo, mais que não é tão diferente da nossa. Ele foi confrontado a questões vivas que possuem uma forte intensidade nos tempos atuais, e é talvez isso que explique o grande vigor da leitura de seus livros hoje. Ele escreveu sua obra em um país marcado por violentos conflitos entre o Estado e as religiões; ele foi testemunha do desenvolvimento incrível da revolução científica e das resistências que ela suscitou; ele viu as transformações que atingiram os Estados e tentou explicá-las.
Nós podemos então encontrar o princípio de quatro temas que percorrem sua obra e que permitem de compreender a atualidade dela ; a razão, a política, a religião, o corpo.


A razão rainha

A razão, em primeiro lugar. Spinoza escreve no momento da grande transformação do século XVII. Nós descobrimos então que as leis matemáticas explicam o mundo físico, nós esperamos que elas expliquem também os mecanismos do Ser vivo e os "affects" (1 ). Existem limites a esse poder de explicação através a razão, ou ele deve se inclinar diante uma fronteira traçada pela ignorância, pelo acaso, pela providência? De todas as filosofias da idade clássica, o espinozismo é a que recusa da maneira mais firme de dar limites a racionalidade; mais ainda, ele a coloca no centro mesmo de sua interpretação do mundo. Ser, é ter uma causa; é sobretudo ser causa, e quanto mais um ser é real, mais ele tem efeitos ; pensar, é procurar as causas das coisas, e compreender através de qual potência elas podem produzir uma multiplicidade de conseqüências. O real é dessa maneira totalmente inteligível, e o poder de pensar se confunde com o poder de agir. Seus leitores da idade clássica hesitam: o modelo matemático explicaria tudo? Teríamos o direito de aplicá-lo a alma humana, a política, as paixões ?
Nós encontramos as mesmas hesitações hoje: numerosos são os nossos contemporâneos que vêm nos avanços das ciências, ameaças para a humanidade, para as normas admitidas, para a dignidade humana. Certo, Spinoza não falou de clonagem. Mas ele tentou pensar a relação entre o mundo e a razão. As baforadas de irracionalismo que invadem o espaço público atual - tudo isso lembra o asilo da ignorância onde se refugiavam seus contemporâneos.


Nota (1 ) - Affect – Palavra de origem latina (affectus) que retornou ao francês através do alemão. Em psicologia, l'affect é uma disposição afetiva elementar. Na obra de Spinoza, esse conceito de qual ele consagra a terceira parte da "L"Èthique " ("Des affects"), tem uma significação original: ele é a idéia (a consciência) de uma modificação do corpo (affection). Ele pode ser passivo ou ativo: ele torna-se paixão (passio) quando nós só temos uma idéia confusa da causa dessa modificação, ele torna-se ação (actio) assim que nós temos uma idéia clara dessa modificação.
O empréstimo ao vocabulário de Descartes não deve nos desviar: l'affect e suas variações não procedem de uma comparação das idéias; é a própria idéia "que afirma do corpo alguma coisa que envolve efetivamente mais ou menos de realidade antes da modificação".


Paixões políticas e religiosas

Contudo, é preciso confundir a razão com o discurso oficial da competência? Tanto Spinoza desconfia daqueles que querem limitar o direito de conhecer, quanto ele se esforça de distinguir entre esse direito e o discurso que reclama para o Estado e seus chefes o segredo e a ausência de controle, em nome da suposta competência deles, e da ignorância dos governados. Aqui nós encontramos a política. Spinoza refletiu sobre numerosos aspectos da vida na cidade: a identidade nacional, o segredo em que se envolve o poder, a corrupção que ameaça incessantemente as instituições. Mas sobretudo sobre os elementos com os quais nós construímos a política, o que anima os indivíduos, o que lhes faz adorar, e em seguida queimar os chefes e os ideais, o que os faz matar ou morrer por eles algumas vezes: as paixões - e em primeiro a mais violenta de todas, a paixão religiosa. Nesse caso, impossível de falar do Estado sem falar de sua relação com a religião; Qual dos dois dominará o outro? Qual deles ganhará a adesão dos homens? Toda a sua obra é animada por essas interrogações: porquê o funcionamento cotidiano da vida humana provoca necessariamente a superstição, a fé na finalidade, a esperança e o temor diante os sinais que poderiam anunciar o futuro? Ilusão dos fins e espera de sinais são suficientes, haja visto a variedade infinita da imaginação ao relatar a multiplicidade e a força das crenças, inclusive as mais aberrantes. Então nesse caso ainda, nesses tempos onde nos interrogamos sobre o laicismo, devemos nos lembrar que a separação da Igreja e do Estado tem algo de mítico - nós não podemos impedir que os cidadãos sejam ao mesmo tempo os fiéis de uma ou outra religião, e os fundamentos passionais da religião excluem que ela seja facilmente regulada pelas leis. Enfim a questão das paixões é relativa à questão do corpo. Para Spinoza, o indivíduo se define primeiro por seu corpo, e este pela complexidade de sua estrutura e pelas trocas com o exterior. Paradoxo: o que parece ser a última unidade, não é um corpo isolado , é o conjunto de suas necessidades, de seus recursos e de seus poderes - quer dizer de suas relações com seus semelhantes e com a natureza, e a maneira que a constituição de seu organismo permite ou entrava suas relações. Assim, quando Spinoza pensa a origem do Estado, ele o faz, às vezes, como seus contemporâneos, em termos de "contrato social" mas também em termos das trocas do corpo: um território, uma potência, a divisão do trabalho".


“Corpo entre eles"

Nesses dois séculos da idade clássica e do Iluminismo onde se elabora a noção dos direitos do homem, Spinoza apresenta uma singularidade radical: o que constitui para ele o direito natural não é um direito abstrato, é a potência do corpo, quer dizer o sistema de relações do corpo com o que lhe rodeia. A história desse corpo é também a história de seu "corollaire" - a alma ; e numerosos aspectos do espinozismo constituem como uma teoria dispersada da biografia individual.
O indivíduo não é dado de uma vez por todas: ele só é pensável ao ritmo de sua duração, dos eventos que o transformam, das causas que se imprimem na sua complexidade. A vida humana é assim duplamente definida por suas relações com a extensão e por sua escansão no tempo.
Nós vivemos em uma época que descobre novamente a opacidade do Estado e o poder da paixões religiosas. Que se interroga sobre a ciência e sua potência, sobre o direito de controlar seus efeitos. Que se exaspera da opressão dos corpos e se surpreende da emancipação deles. Que se interessa apaixonadamente pela biografia e pela autobiografia, onde ela acredita descobrir a verdade do indivíduo, sem muitas vezes levar em conta o componente imaginário. Inúmeras razões, de reler novamente, Spinoza .

- Pierre - François Moreau, filósofo, professor na Escola normal superior de Lyon (ENSLSH), autor, entre outros, de "Spinoza et le spinozisme (PUF, colle. 3 Que sais-je?", 2003) e "coauteur" de "Lectures de Spinoza " (Ellipses Marketing, 2006).

Nenhum comentário: