quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ensinamentos: Uma mente tendenciosa não percebe a realidade

Estou muito satisfeito em participar deste seminário inter-religioso sobre a Harmonia Religiosa, Co-existência e Paz Universal organizado pela Associação Internacional pela Liberdade Religiosa, Grupo de Ladakh. Muito obrigado pela explicação detalhada da história da associação, suas atividades, objetivos e sua relevância no século atual. Não tenho nada a adicionar ao que os oradores disseram. Porém, gostaria de dizer algumas palavras.

Nós estamos agora no século vinte e um. A qualidade da pesquisa sobre o mundo interno, assim como o físico, atingiu níveis bem elevados, graças ao tremendo passo dado em direção ao avanço tecnológico e inteligência humana. Entretanto, como alguns palestrantes já mencionaram anteriormente, o mundo também enfrenta vários problemas novos, a maioria deles criados pelo homem. A causa-raiz desses problemas criados pelo homem é a incapacidade dos seres humanos de controlar suas mentes agitadas. Várias religiões ensinam como controlar tal estado da mente.

Sou um praticante religioso, que segue o budismo. Mais de mil anos se passaram desde que as grandes religiões do mundo floresceram, inclusive o budismo. Durante esses anos, o mundo presenciou muitos conflitos nos quais os seguidores de religiões diferentes também estavam envolvidos. Como um praticante religioso, reconheço o fato de que diferentes religiões do mundo apresentaram muitas soluções para controlar uma mente agitada. Apesar disto, sinto ainda que não fomos capazes de realizar o nosso potencial.

Sempre digo que todas as pessoas neste mundo têm a liberdade para praticar, ou não, uma religião. Pode-se também se fazer ambas. Porém, uma vez que você aceita uma religião, é extremamente importante poder focar a nossa mente nisso e praticar sinceramente os ensinamentos na nossa vida cotidiana. Todos nós podemos ver que temos a tendência de nos comprazermos com favoritismo religioso dizendo: "Pertenço a esta ou aquela religião", em lugar de fazer um esforço para controlar nossas mentes agitadas. Este mau uso da religião, por causa de nossas mentes transtornadas, também cria problemas às vezes.

Conheço um físico do Chile que me falou que não é apropriado para um cientista ser tendencioso em relação à ciência por causa de seu amor e paixão por ela. Sou um praticante budista e tenho muita fé e respeito pelos ensinamentos do Buda. Porém, se misturo meu amor e apego pelo budismo, então minha mente será influenciada por isto. Uma mente tendenciosa, que nunca vê o quadro completo, não pode perceber a realidade. E qualquer ação que resulte de tal um estado de mente, não estará sintonizada com a realidade. Assim, causa muitos problemas.

De acordo com a filosofia budista, a felicidade é o resultado de uma mente iluminada enquanto o sofrimento é causado por uma mente distorcida. Isto é muito importante. Uma mente distorcida, em contraste com uma mente iluminada, é aquela que não está sintonizada com a realidade.

Qualquer assunto, incluindo atividades políticas, econômicas e religiosas, que os seres humanos exercem neste mundo, deveria ser entendido completamente antes de fazermos um julgamento. De qualquer maneira, as coisas mundanas são os resultados de tantas causas e condições. Portanto, é muito importante conhecê-las. Isto nos permitirá entender a história completa. Os ensinamentos oferecidos no budismo são baseados em racionalidade, e acredito serem muito produtivos.

Hoje, muitas pessoas de diferentes tradições religiosas estão aqui presentes. Todos vocês podem estar com um ponto de interrogação em suas mentes: qualquer coisa que possa ser sentida e seja possível, deveria ser uma questão de podermos perceber isto por nossa mente, ou não. Não é fácil responder a esta pergunta. Em cada religião, há coisas transcendentes que estão além do entendimento de nossa mente e fala. Por exemplo, o conceito de Deus no cristianismo e no islamismo em que o corpo da verdade de sabedoria no Budismo é metafísico, que não é possível para uma pessoa comum como nós perceber. É ensinado em todas as religiões, inclusive no cristianismo, budismo, hinduísmo e islamismo, que a verdade última é guiada pela fé.

Quero enfatizar que é extremamente importante para os praticantes acreditar sinceramente em suas respectivas religiões. Normalmente, eu digo que é muito importante distinguir entre "acreditar em uma religião" e "acreditar em muitas religiões". O primeiro contradiz diretamente o último. Portanto, devemos resolver solucionar estas contradições. Isto só é possível quando se pensa em termos contextuais. Uma contradição em um contexto pode não ser a mesma em outro. No contexto de uma pessoa, uma única verdade está muito associada com uma única fonte de refúgio. Isto é de extrema necessidade. Entretanto, no contexto da sociedade ou mais de uma pessoa, é necessário ter diferentes fontes de refúgio, religiões e verdades.

No passado não era um grande problema porque as nações permaneciam alheias umas às outras com suas próprias religiões. Entretanto, no mundo de hoje que é próximo e interconectado, há tantas diferenças entre as várias religiões. Devemos obviamente resolver estes problemas. Por exemplo, houve muitas religiões na Índia nos últimos milênios. Algumas foram importadas de fora, enquanto outras cresceram na própria Índia. Apesar disso, o fato é que estas religiões puderam coexistir, e o princípio de Ahimsa realmente floresceu nesse país. Mesmo hoje, esse princípio tem um papel muito importante em cada religião. Isto é muito precioso e a Índia deveria se orgulhar disso.

O Ladakh é uma área predominantemente budista há tantos séculos. Mas outras religiões como o islamismo, cristianismo, hinduísmo e sikhismo têm também florescido aqui. Embora seja natural para as pessoas de Ladakh se apegarem e amarem suas religiões, este local tem um ambiente muito pacífico, sem maiores problemas de intolerância religiosa. Durante minha visita inicial a Ladakh, ouvi muçulmanos mais velhos usando a seguinte frase: "comunidade de sangha" em suas falas. Apesar dessas frases não serem encontradas no islamismo, contudo uma referência deste tipo invoca muita confiança entre os budistas. Assim, as pessoas de diferentes religiões em Ladakh estão muito próximas umas das outras e vivem em harmonia.

É apropriado para os muçulmanos terem total devoção a Alá quando rezam nas mesquitas. O mesmo acontece com os budistas, totalmente devotos a Buda quando rezam nos templos budistas. Uma sociedade, com muitas religiões, deve ter muitos profetas e fontes de refúgio. Nessa sociedade é importante se ter harmonia e respeito entre as diferentes religiões e seus praticantes. Crença se refere à fé total, que você deve ter na sua própria religião. Ao mesmo tempo deve-se respeitar todas as outras religiões. Esta tradição de acreditar em sua própria religião e respeitas as outras tradições existe em Ladakh, deste o tempo dos seus ancestrais. Portanto, você não precisa inventá-la. Gostaria de agradecer a todos por trabalharem muito para isso e peço que continuem fazendo o mesmo no futuro.

Se uma relação harmoniosa se estabelece entre as sociedades e crenças religiosas no mundo atual, multi-étnico, multi-religioso e multi-cultural, então, será um bom exemplo para as outras. Entretanto, se todos os lados se descuidarem, então há o perigo de problemas iminentes. Numa sociedade multi-étnica, o maior problema é o que existe entre a maioria e a minoria. Por exemplo, na capital Leh, os budistas constituem a maioria da população, enquanto os muçulmanos pertencem a uma comunidade minoritária. A maioria deve considerar a minoria como sendo seus convidados. A minoria, por outro lado, deve ser capaz de sensibilizar-se com a maioria. Em outras palavras, os dois lados devem viver em harmonia. Para poder sustentar esta harmonia, ambos os lados não devem deixar de prestar atenção nas questões sensíveis que existem entre eles. Realmente, a maioria deveria prestar atenção e apreciar a visão e opinião da minoria. Ambos os lados devem discutir e expressar claramente o que pensam em relação à visão e a opinião do outro. A minoria, por outro lado, deveria ter cuidado e ver onde estão as questões sensíveis da maioria e expressar quaisquer dúvidas que possam ter. Se os problemas forem resolvidos de forma bastante amigável, então ambos os lados sairão ganhando. Suspeitar um do outro só prejudica ambas as comunidades. Portanto, é muito importante viver em harmonia e analisar a opinião do outro. A melhor maneira de fazer isso é se envolver em diálogo, diálogo e diálogo.

(Excertos da palestra de Sua Santidade o Dalai Lama no seminário inter-religioso organizado pela Associação Internacional pela Liberdade Religiosa, Grupo de Ladakh, em Leh, no dia 25 de agosto de 2003. Traduzido por Helena Soares Hungria.)

Nenhum comentário: