" Os homens se governam pela lei do costume"
10. Existe, em terceiro lugar, a lei da opinião ou da reputação.Nòs pretendemos, e nòs supomos em todo lugar do mundo, que as palavras "virtude" e "vìcio", designam as ações boas e màs em si-mesmas.
[...]. Mas, apesar de tudo que nòs pretendemos, é visìvel que esses nomes de virtude e de vicio, considerados nas aplicações particulares que fazemos entre as diversas nações, e as diferentes sociedades dos homens espalhadas na terra,são constantemente e unicamente atribuìdas a estas ou aquelas ações que, em cada paìs, e em cada sociedade,são reputadas honoràveis ou vergonhosas.[...]Assim, na medida do que chamamos virtude ou vìcio, e que tem o mesmo senso em qualquer lugar do mundo, é essa aprovação ou essa censura que se estabelece por um secreto e tàcito consentemento em diferentes sociedades e assembleias dos homens; por isso que diversas ações são estimadas ou desprezadas, entre eles, a partir do julgamento, das màximas e dos costumes de cada lugar.[...].
12.Talvez alguém gostaria de acreditar que eu esqueci minha pròpria noção da lei, quando eu digo que a lei atravéis da qual os homens julgam da virtude e do vicio,não é outra coisa que o consentemento de simples particulares, eles que não tem autoridade suficiente para fazer uma lei, sobretudo quando o que é necessàrio e tão essencial a uma lei lhes falta, eu quero dizer a importância de a fazer respeitar ? Mas eu acredito poder dizer que seja quem for que se imagine que a aprovação e a censura não são motivos poderosos para engajar os homens a se conformar às opiniões e as màximas daqueles com quem eles fazem sociedade,não parece muito bem instruìdo da natureza e da història do genero humano;ele acharà que a maior parte se governa principalmente, para não dizer unicamente, pela lei do costume:por isso que els sò pensam no que pode lhes conservar a estima daqueles que eles frequentam, sem muita consideração pelas leis de Deus e as do magistrado.Para as penas que são ligadas a infração das leis de Deus, alguns e talvez a maioria,fazem raramente reflexão de maneira séria;e,entre aqueles que o pensam,existem vàrios que se figuram, a medida que eles transgridem essa lei, que eles se reconciliarão um dia com aquele que é o autor, e eles são tranquilizados sobre suas faltas.Quanto aos castigos que eles tem a temer da parte das leis do Estado, eles lisonjeiam-se frequentemente da esperança da impunidade.Mas não existe homem,que tendo a fazer alguma coisa contrària ao costume e as opiniões daqueles que ele frequenta, e a quem ele quer tornar-se recomendàvel,que possa evitar a punição da censura e da desaprovação deles.De dez mil homens,não se encontrarà nenhum que tenha suficientemente força e insensibilidade de espìrito para poder suportar a censura e o desprezo contìnuo de sua casta.
[...] Existem pessoas que procuraram a solidão, e que se acostumaram a ela; mas ninguem a quem lhe tenha ficado algum sentimento da sua pròpria natureza de homem,não pode viver em sociedade sendo continuamente ignorado e desprezado por seus amigos e por aqueles com quem ele estabeleceu companhia.Um fardo tão pesado està acima das forças humanas; quem quer que seja que poderà sentir ao mesmo tempo prazer na companhia dos homens e sofrer com insensibilidade o desprezo e o desdém de seus companheiros, deveria ser um composto de contradições absolutamente insurmontàveis.
13. Eis então as três leis das quais os homens estabelecem suas ações de diferentes maneiras;primeiramente a lei de Deus, em segundo, a lei das sociedades polìticas, e em terceiro, a lei do costume ou censura dos particulares.E é sobre a conformidade que suas ações tem com uma dessas leis que os homens se regulam, quando eles querem julgar da retidão moral dessas ações, e de as qualificar de boas ou màs. - John Locke.
- Essai sur l'entendement humais ' 1690),Livre II, Cap.28, Trad.Originale L.Jaune -
10. Existe, em terceiro lugar, a lei da opinião ou da reputação.Nòs pretendemos, e nòs supomos em todo lugar do mundo, que as palavras "virtude" e "vìcio", designam as ações boas e màs em si-mesmas.
[...]. Mas, apesar de tudo que nòs pretendemos, é visìvel que esses nomes de virtude e de vicio, considerados nas aplicações particulares que fazemos entre as diversas nações, e as diferentes sociedades dos homens espalhadas na terra,são constantemente e unicamente atribuìdas a estas ou aquelas ações que, em cada paìs, e em cada sociedade,são reputadas honoràveis ou vergonhosas.[...]Assim, na medida do que chamamos virtude ou vìcio, e que tem o mesmo senso em qualquer lugar do mundo, é essa aprovação ou essa censura que se estabelece por um secreto e tàcito consentemento em diferentes sociedades e assembleias dos homens; por isso que diversas ações são estimadas ou desprezadas, entre eles, a partir do julgamento, das màximas e dos costumes de cada lugar.[...].
12.Talvez alguém gostaria de acreditar que eu esqueci minha pròpria noção da lei, quando eu digo que a lei atravéis da qual os homens julgam da virtude e do vicio,não é outra coisa que o consentemento de simples particulares, eles que não tem autoridade suficiente para fazer uma lei, sobretudo quando o que é necessàrio e tão essencial a uma lei lhes falta, eu quero dizer a importância de a fazer respeitar ? Mas eu acredito poder dizer que seja quem for que se imagine que a aprovação e a censura não são motivos poderosos para engajar os homens a se conformar às opiniões e as màximas daqueles com quem eles fazem sociedade,não parece muito bem instruìdo da natureza e da història do genero humano;ele acharà que a maior parte se governa principalmente, para não dizer unicamente, pela lei do costume:por isso que els sò pensam no que pode lhes conservar a estima daqueles que eles frequentam, sem muita consideração pelas leis de Deus e as do magistrado.Para as penas que são ligadas a infração das leis de Deus, alguns e talvez a maioria,fazem raramente reflexão de maneira séria;e,entre aqueles que o pensam,existem vàrios que se figuram, a medida que eles transgridem essa lei, que eles se reconciliarão um dia com aquele que é o autor, e eles são tranquilizados sobre suas faltas.Quanto aos castigos que eles tem a temer da parte das leis do Estado, eles lisonjeiam-se frequentemente da esperança da impunidade.Mas não existe homem,que tendo a fazer alguma coisa contrària ao costume e as opiniões daqueles que ele frequenta, e a quem ele quer tornar-se recomendàvel,que possa evitar a punição da censura e da desaprovação deles.De dez mil homens,não se encontrarà nenhum que tenha suficientemente força e insensibilidade de espìrito para poder suportar a censura e o desprezo contìnuo de sua casta.
[...] Existem pessoas que procuraram a solidão, e que se acostumaram a ela; mas ninguem a quem lhe tenha ficado algum sentimento da sua pròpria natureza de homem,não pode viver em sociedade sendo continuamente ignorado e desprezado por seus amigos e por aqueles com quem ele estabeleceu companhia.Um fardo tão pesado està acima das forças humanas; quem quer que seja que poderà sentir ao mesmo tempo prazer na companhia dos homens e sofrer com insensibilidade o desprezo e o desdém de seus companheiros, deveria ser um composto de contradições absolutamente insurmontàveis.
13. Eis então as três leis das quais os homens estabelecem suas ações de diferentes maneiras;primeiramente a lei de Deus, em segundo, a lei das sociedades polìticas, e em terceiro, a lei do costume ou censura dos particulares.E é sobre a conformidade que suas ações tem com uma dessas leis que os homens se regulam, quando eles querem julgar da retidão moral dessas ações, e de as qualificar de boas ou màs. - John Locke.
- Essai sur l'entendement humais ' 1690),Livre II, Cap.28, Trad.Originale L.Jaune -
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