terça-feira, 12 de junho de 2007

A educação do Iluminismo

- Um primeiro exemplo, Rousseau (L'Emile)

Introdução

- Iluminismo = movimento europeu de difusão do conhecimento, de melhoração prática seguindo os progressos teóricos. Existem traços distintivos nas diferentes manifestações nacionais: tendência ao materialismo nos Franceses, a adoção da religião natural nos Ingleses, uma reforma do cristianismo nos Alemães.

- O Iluminismo dá uma grande importância a educação, como meio de formar o homem por ele mesmo e o cidadão. O Iluminismo integra com freqüência a dimensão histórica do progresso.

- Rousseau aparece então como um personagem paradoxal do Iluminismo. Na filosofia dele, nós vemos sempre um otimismo antropológico e um pessimismo histórico. ("Tudo está bem saindo das mãos do Autor das coisas, tudo degenera entre as mãos do homem"). Contudo, sua idéia de uma nova educação é realmente a filha de seu tempo: ela quer romper com as antigas tradições e liberar o homem.

Contexto de l'Emile (páginas citadas segundo a edição GF): acompanhar um personagem fictício, Emile, e contar sua educação ideal através um preceptor nas diferentes idades da vida.

1. Da educação em geral

1.1 Sua definição e sua necessidade.

1.1.1. "Nós modelamos as plantas pela agricultura, e os homens pela educação”. (pg. 36)

1.1.2. Sem educação, nós ficaríamos fracos, desprovidos de tudo e estúpidos. (pg. 36-37)

1.2. As três educações.

1.2.1. "O desenvolvimento interno de nossas faculdades e de nossos órgãos é a educação pela natureza".

1.2.2. "[....] O que nos ensina a utilização a fazer desse desenvolvimento é a educação dos homens".

1.2.3."[.....] e a aquisição de nossa própria experiência sobre os objetos que nos são destinados é a educação das coisas". (p. 37)

2. Finalidades da educação.

2.1 Qual é a unidade que podemos encontrar entre as três educações?

2.1.1. Porque sozinha a educação não depende de nós.

2.1.2. Enquanto que a educação das coisas só depende em alguns aspectos e que a dos homens depende bem mais.

2.1.3. O objetivo em direção do qual devem convergir as três educações é o da natureza. (p. 37)

2.2. " [.....] É preciso optar entre fazer um homem ou um cidadão". (p. 38)

2.2.1 "O homem é tudo para ele; ele é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só é relativo a ele mesmo ou a seu semelhante".

2.2.2. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que é relativa ao denominador, e que o valor está na sua relação com o inteiro, que é o corpo social. (p. 39)

2.3 Quer dizer escolher entre uma educação pública, comum, e uma particular, doméstica.

2.3.1. " A instituição pública não existe mais e não pode mais existir, porque onde não existe mais a pátria, não é mais possível a existência de cidadãos". (p. 40)

2.3.2. Permanece a educação doméstica, que ensina a viver, e não uma profissão determinada. (p. 42)

3. Uma educação sob o signo da liberdade.

3.1. Viver, é ser ativo, e não subjugado às maneiras de ser tradicionais.

3.1.1. "Viver, não é respirar, é agir; é fazer uso de nossos órgãos, de nossos sentidos, de nossas faculdades, de todas as partes de nós mesmos, que nos dão o sentimento de nossa existência".

3.1.2 "O homem civil nasce, vive e morre na escravidão: no seu nascimento nós o costuramos em um maillot; na sua morte nós o pregamos em um caixão; enquanto ele guarda a figura humana, ele está acorrentado pelas nossas instituições". (p. 43)

3.2. A conseqüência pedagógica disso é que a educação deve ser negativa para preservar a autonomia da criança.

3.2.1. A primeira educação "consiste, não a ensinar a virtude nem a verdade, mas a garantir o coração do vício e do espírito do erro". (p. 113)

.3.2.2. "Homem prudente, espie durante muito tempo a natureza, observe bem seu aluno antes de lhe dizer a primeira palavra; deixe primeiro o germe de seu caráter em plena liberdade de se mostrar, não o obrigue em nada que possa ser, afim de melhor vê-lo todo inteiro". (p. 113 - 114)

3.2.3. "Lembrem-se que antes de ousar empreender de formar um homem, é preciso ter-se feito homem a si mesmo; é preciso encontrar em si mesmo o exemplo que se deve ser proposto". (p. 114)

4. O que convém na primeira idade da vida (até dois anos).

4.1. [....] a educação do homem começa no seu nascimento. (p. 70)

4.2. A educação dos sentidos.

4.3.2. E a educação motora. (p. 73)

4.4. "Reforce então o máximo que for possível o vocabulário da criança. É um grande inconveniente que ele tenha mais palavras do que idéias, e que ele saiba dizer mais coisas do que ele possa pensar". (p. 86)

5. Em seguida na segunda (de dois à doze anos).

5.1 Contra o ensino verbal da história e da geografia. (p. 135 - 136)

5.2. "Emile nunca aprende nada por eles, nem mesmo as fábulas". (p. 139)

5.3. O método das crianças na geometria não é o nosso. (p. 185).

Conclusão

- Uma das grandes dificuldades desse autor é de pensar a coerência entre seus diferentes textos. Aqui, por exemplo, ele insiste na educação do homem e deixa de lado a educação do cidadão. Poucas coisas são ditas sobre Emile cidadão, mas nós podemos considerar que estando formado como homem, Emile terá desenvolvido os conhecimentos gerais de seus direitos e deveres, e que ele poderá tornar-se um bom cidadão.

- Rousseau = também é um grande clássico do pensamento francês, com ecos numerosos (de Pestalozzi à Meirieu, passando por Claparéde e Piaget)

- Ele insistiu na continuidade da educação através das idades, como sobre o fato que a criança não é um adulto em miniatura. Seu livro foi uma ruptura considerável na história da educação.

- Não foram os detalhes práticos da educação que asseguraram à posteridade de Rousseau, mas sua filosofia da educação como concepção da infância e da pedagogia em geral.

Nenhum comentário: