quarta-feira, 14 de maio de 2008

O genial Galileu Galilei

Nasceu em Pisa em 15 de Fevereiro de 1564 e morreu em Florença a 8 de Janeiro de 1642 com cerca de 78 anos.

Quando os amigos e seguidores de Galileu quiseram erigir um monumento sobre o seu túmulo, Urbano VII disse ao embaixador da Toscana que seria um mau exemplo para o mundo, uma vez que o morto “tinha dado origem ao maior escândalo de toda a cristandade”.

O heliocentrismo

Os autores medievais defendiam que a Terra era redonda, aliás a ideia era muito antiga e Magalhães partira de Sanlúcar de Barrameda em 20 de Setembro de 1519 para a viagem de circumnavegação do globo com cinco navios, tendo uma das naus completado o trajecto, chegando a Sevilha em 6 de Setembro de 1522 fornecendo a prova final se alguma prova faltava.

Dizia Magalhães: “A Igreja diz que a Terra é achatada, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra na Lua, e tenho mais fé numa sombra do que na igreja”.

Cláudio Ptolomeu de Alexandria, no século II da era cristã, formulou no “Almagesto” sua teoria de que: a Terra se apresentava imóvel e rodeada de esferas transparentes de cristal que giravam a sua volta e a que se subordinavam o Sol e os planetas.

Ptolomeu relacionou as estrelas, registrou seus brilhos, estabeleceu normas de previsão de eclipses, tentou descrever o movimento dos planetas contra o fundo praticamente imóvel das constelações, acreditou que a Terra fosse o centro do universo e que todos os corpos celestes a rodeavam.

Esta teoria foi adoptada por S. Tomás de Aquino no século XIII, e esta concepção do cosmos foi seguida até ao século XVI.

A Igreja, aceitava o geocentrismo como fora estruturado por Aristóteles e Ptolomeu. Esse sistema cosmológico ensinava que a Terra estava parada no centro do universo e os outros corpos orbitavam em círculos concêntricos ao seu redor.

A Igreja Católica aceitava o modelo porque se adequava com a observação directa do firmamento e com os textos das escrituras.

Essa visão geocêntrica tradicional foi abalada por Nicolau Copérnico, que em 1514 começou a divulgar um modelo matemático em que a Terra e os outros corpos celestes giravam ao redor do Sol, tese que ficou conhecida como heliocentrismo.

Ptolomeu já havia considerado a possibilidade de um modelo heliocêntrico, porém o rejeitou devido às teorias de Aristóteles, segundo as quais a Terra não poderia ter uma rotação violenta.

Aliás Aristóteles afirmava que se a terra se movesse um objecto lançado do cimo de um mastro nunca podia cair no seu sopé.

A teoria era de facto muito revolucionária, tanto que Copérnico deixou escrito: “quando dediquei algum tempo à ideia, o meu receio de ser desprezado pela sua novidade e o aparente contra-senso, quase me fez largar a obra feita”.

Refere Martinho Lutero a propósito das ideias de Copérnico: fala-se para aí de uma novo astrónomo que quer provar que a terra se move e anda à volta em vez do céu, o sol e a lua, como se alguém que se movesse numa carruagem ou navio pretendesse que estava imóvel, enquanto a terra e as árvores se moviam. Mas é assim que tudo vai nos nossos dias: quando um homem quer parecer inteligente é preciso que invente qualquer coisa de especial, e o modo como o consegue deve parecer o melhor! O louco quer virar toda a arte da astronomia da cabeça para os pés. E no entanto como nos dizem as sagradas escrituras foi Josué quem mandou parar o sol e não a terra.

O percurso de Galileu

Se existe uma figura da ciência bem disposta, mulherenga e que adorava os prazeres de uma mesa bem regada, essa figura era por certo Galileu Galilei.

Acresce que aliava uma impressionante inteligência e originalidade a um discurso brilhante, possuía uma personalidade muito irreverente e tinha alcunha do “brigão”. Não obstante, no decurso da vida granjeou muitas simpatias e apoios, tanto de religiosos, incluindo o Cardeal Maffeo Barberini futuro papa Urbano VIII como do meio académico: Só um impacto inevitavelmente destrutivo com a ciência oficial, num mundo institucional em rotura e conflito com as tendências protestantes inverteria a situação, e empurraram o génio para um julgamento que acabou por ser o maior foguetório publicitário de uma tese que a igreja pretendia sufocar.

Galileu saiu da universidade com 21 anos sem diploma, porém passados 4 anos mercê da sua fama foi convidado para orientar a cadeira de matemática da Universidade de Pisa.

Pisa

Em 1589, com o apoio de Guidobaldo del Monte, matemático e admirador da sua obra, Galileu é admitido para leccionar matemática na Universidade de Pisa. Inicia aí o estudo do movimento do pêndulo tendo determinado que o seu período não depende da massa, mas apenas do comprimento do fio. Foi o primeiro a pensar que este fenómeno permitiria fazer relógios muito mais precisos. Também em Pisa realizou as suas famosas experiências de queda de corpos em planos inclinados. Nestas demonstra que a velocidade de caída não depende do peso. Em 1590 publica o pequeno tratado “De motu”, sobre o movimento dos corpos materiais.

Pádua

Em 1592, ainda devido à influência de Guidobaldo del Monte, consegue a cátedra de matemática na Universidade de Pádua, onde passaria os 18 anos seguintes. Nesta universidade ensinou geometria, mecânica e astronomia. Por volta do ano 1597 dedica-se ao estudo de instrumentos de medida, inventa o chamado termómetro de Galileu e aperfeiçoa um compasso para uso militar.

Neste período Galileu fez descobertas importantes, das quais se destacam as melhorias significativas do telescópio refractor e a sua utilização em astronomia.

Tendo conhecimento da construção do primeiro telescópio, na Holanda a partir de um esboço construiu os seus próprios modelos que foi melhorando até conseguir os melhores telescópios do seu tempo. Ele utiliza o telescópio sobretudo para fazer observações astronómicas e descobre assim que a Via Láctea é composta de incontáveis estrelas, descobre ainda os satélites de Júpiter, as montanhas e crateras da Lua. Todas essas descobertas foram publicadas no livro “Mensageiro das estrelas” em 1610 com apenas 32 anos.

Foi a observação dos satélites de Júpiter, que o levaram definitivamente a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico.

O impacto das descobertas astronómicas de Galileu foi imediato, devido à publicação do “Mensageiro das Estrelas”, com o nome latino de Sidereus Nuncius.

Foi nomeado matemático e filósofo do Grão-Duque. Nas suas observações estuda as fases de Vénus, que utiliza como uma prova mais do sistema heliocêntrico.

Em 1611 foi convocado a Roma onde apresentou as suas descobertas ao Colégio Romano dos Jesuítas, onde se encontrava o futuro Papa Urbano VIII e o cardeal Roberto Bellarmino, que reconhece as suas descobertas. No mesmo ano acede à Academia dei Lincei um grupo de investigação heterodoxo e vanguardista.

Abandona então Pádua e vai viver para Florença. Em 1614 estuda métodos para determinar o peso do ar, descobrindo que pesa pouco, mas não zero como se pensava até então.

Entre 1613 e 1615 escreve as famosas cartas copérnicas dirigidas a Benedetto Castelli, Pietro Dini e Cristina di Lorena. Nestas cartas Galileu descreve as suas ideias inovadoras, que geram muito escândalo nos meios conservadores, em que circulam apesar de nunca ter sido publicadas. As passagens mais polémicas são aquelas em que transcreve alguns passos das Escrituras que deviam ser interpretados à luz do sistema heliocêntrico, para o qual Galileu não tinha ainda provas científicas totalmente conclusivas.

Inquirido pela inquisição diz o padre Cassini sobre Galileu: que ouviu que este afirmava que Deus não é substância mas contingência, seja, que ri e que chora como qualquer humano, e que os milagres dos Santos não são verdadeiros milagres, e por fim, que sustentava a estabilidade do sol e o movimento da terra, por querer interpretar as Sagradas Escrituras contra o senso comum dos santos padres.

Galileu teve em 1616 oportunidade de defender as suas ideias perante o Tribunal do Santo Ofício dirigido por Roberto Bellarmino, que decidiu não haver provas suficientes para concluir que a Terra se movia e que por isso admoestou Galileu a abandonar a teoria heliocêntrica excepto como ferramenta matemática conveniente para descrever o movimento dos corpos celestes.

Como Galileu persistisse nas suas ideias foi então proibido de as divulgar. O Tribunal do Santo Ofício pronunciou-se então pela primeira vez sobre a Teoria Heliocêntrica, publicando o celebre decreto de 1616, declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a terra se move estava “teologicamente” errada.

O livro de Copérnico e outros sobre o mesmo tema, foi incluído no índice de livros proibidos.

Foi proibido falar do heliocentrismo como realidade física, mas era permitido referir-se a este como hipótese matemática, considerando a necessidade de explicar fenómenos que não se encaixavam nos esquemas de Arquimedes e Ptolomeu.

Apesar das admoestações, encorajado pela entrada em funções em 1623 do novo Papa Urbano VIII, seu amigo pessoal e um espírito mais progressivo e interessado nas ciências do que o seu predecessor, publicou nesse mesmo ano o “O Analisador” que lhe foi dedicado.

O novo livro destinava-se à física aristotélica e a estabelecer a matemática como fundamento das ciências exactas. Nele coloca em causa muitas ideias de Aristóteles sobre movimento, entre elas a de que os corpos pesados caem mais rápido que os leves.

O livro também dava resposta ao modelo defendido pelo jesuíta Orazio Grassi segundo o qual a Terra estava fixa no centro do Universo, mas os planetas e outros astros giravam em torno do Sol, que por sua vez girava em torno da Terra.

A acção de Urbano VIII

Urbano VIII que tinha sido testemunha de defesa de Galileu no processo de 1616 contra o modelo Heliocêntrico sentiu o peso esmagador da cúria, não teve coragem de recuar e manteve o decreto condenatório.

Para evitar um confronto com Galileu que ganhava um crescente prestigio no mundo académico, recebeu o cientista no Vaticano em seis audiências, oferecendo-lhe honrarias, dinheiro e recomendações.

Para contornar a situação, encoraja Galileu a continuar os seus estudos sobre o tema heliocêntrico, mas sempre como de uma hipótese matemática útil, porque simplificava os cálculos das órbitas dos astros.

Em 1618 tinha iniciado a guerra dos 30 anos, a guerra da contra-reforma entre Católicos e Luteranos, uma guerra que mergulhou toda a Europa num esforço para se contarem lanças onde o rigor ideológico tinha um papel fundamental.

É neste contexto confuso e socialmente pervertido que Galileu escreve o “Diálogo sobre os dois grandes sistemas do universo” completado em 1630 e publicado em 1632, onde voltou a defender o sistema heliocêntrico e a utilizar como prova, a sua teoria das marés, embora incorrecta.

É um diálogo entre três personagens, Salviati, que defende o heliocentrismo, Simplício, que defende o geocentrismo e é um pouco tonto e Sagredo um personagem neutro, mas que termina por concordar com Salviati.

Esta obra foi fulcral no processo da Inquisição contra Galileu. O Papa tinha sugerido a Galileu que escrevesse um livro em que os dois pontos de vista, o heliocentrimo e o geocentrismo fossem defendidos em igualdade de condições e onde desenvolveria as suas opiniões pessoais, aceitando por principio imprimi-lo.

Em 1630 terminada a obra, Galileu viaja a Roma para apresentá-la pessoalmente ao Papa. Este estava muito ocupado com a reforma protestante, o clima internacional era muito bravio e contrário à unidade da igreja, fez uma leitura breve e entrega o livro aos censores do Vaticano para avaliarem se não violava o decreto de 1616.

Os censores eram criaturas ignorantes sobre o tema, bisonhas e enfeudadas a catecismos, incapazes de produzir qualquer opinião crítica pelo que foram adiando a apreciação.

Galileu aproveitando a confusão e ignorância do colégio censório, conseguiu a “concessão do Imprimitur”, e publicou a obra em 1632, com pequenas alterações do texto, onde acentuava ser a teoria coperniana uma hipótese matemática.

O Processo final

Quando Urbano VIII fez uma leitura cuidada concluiu que a teoria coperniana não era apresentada como uma hipótese, mas pelo contrário toda a obra tratava de demonstrar a sua efectiva realidade. Para cúmulo, Galileu punha na boca do tolo Simplício palavras do próprio Papa, apresentando-as como a opinião de uma “pessoa erudita e eminentíssima”. O Papa logo suspeitou que a personagem do pacóvio era uma caricatura dele próprio, e sentiu-se traído.

Galileu perdeu assim o mais poderoso dos seus aliados. Galileu era um cristão fervoroso, mas e como já se referiu tinha um temperamento conflituoso e viveu numa época atribulada na qual a Igreja Católica endurecia a sua doutrina para fazer frente à reforma protestante.

O Papa sentiu que a aceitação do modelo Heliocêntrico como mera ferramenta tinha sido ultrapassada e convocou Galileu com quase 70 anos a Roma, para ser julgado, apesar de este se encontrar bastante doente.

Disseram ao papa que Galileu se encontrava em grandes dificuldades físicas ao que este respondeu “que viesse de liteira com toda a comodidade”.

Mudaram-se os tempos e o Grão-Duque de Florença protector de Galileu nada pode fazer para impedir a sua presença em Roma.

Galileu consegue ainda autorização do inquisidor de Florença para várias prorrogações mediante a apresentação de inúmeros atestados médicos, mas a pressão do papado é muito forte e é obrigado a partir para Roma a 20 de Janeiro de 1633.

Galileu chegou a Roma a 13 de Fevereiro de 1633 após uma atribulada viagem devido à peste que grassava na região.

Conseguiu subtrair-se às celas da inquisição e fica instalado na casa do embaixador de Florença, o que demonstra o temor que a própria Igreja tinha do processo considerando o seu enorme prestígio académico em todo o mundo dito civilizado.

Quando em 12 de Abril de 1633 se apresenta ao tribunal do santo ofício fica alojado nos aposentos do Ministério Público, na altura designado por fiscal.

Em julgamento Galileu é confrontado com o decreto proibicionista de 1616 que lhe foi notificado e determinava que as opiniões de Copérnico não se podiam sustentar ou defender.

O julgamento foi longo e atribulado, Galileu defendeu-se de forma sagaz argumentando que a teoria de Copérnico servia apenas para explicar o inexplicável na teoria geocêntrica, funcionando como mera hipótese matemática, mas a cáfila dominicana e jesuítica exigiu uma condenação, um exemplo.

Os historiadores afirmam contudo que a igreja receosa negociou com o Grão-Ducado da Toscânia a sentença, uma sentença branda e a sequência dos acontecimentos parecem dar razão a esta tese.

No dia 22 de Junho de 1633 um homem de 70 anos, um cientista genial e universalmente conhecido, é conduzido para a leitura da sentença, em cima da mula da inquisição com as vestes brancas de penitente, até ao grupo de carcomidos cardeais, que na grande sala do convento dominicano de Santa Maria no centro de Roma, formam o tribunal do Santo Ofício.

No abstruso julgamento, é ditada a sentença. Sendo que tu Galileu, filho de Vincenzo Galilei, florentino, da idade de 70 anos, foste denunciado neste Santo Ofício, por teres como verdadeira a falsa doutrina, ensinada por alguns, de que o sol é o centro do mundo e está imóvel, e que a terra se move. Tens disciplos aos quais ensinavas a mesma doutrina, tiveste correspondência com matemáticos da Germânia e destes à estampa algumas cartas intituladas “as manchas solares” nas quais apresentavas a mesma doutrina como verdadeira; às objecções que então te foram feitas, tiradas das Sagradas Escrituras respondeste glosando à tua maneira.

Por fim, no ano findo, lançaste um livro “diálogo dos sistemas Ptolemaico e Coperniano” e com a impressão de tal livro mais se espalhou a falsa opinião “do movimento da Terra e da estabilidade do Sol.

Galileu envergando a humilhante camisa branca dos penitentes teve de escutar imóvel, ajoelhado, a longa sentença. Considerando que Galileu não foi completamente sincero ao abjurar das falsas doutrinas, o tribunal invocando o Santíssimo Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua glorissima Mãe sempre Virgem Maria, sentenciou-o: a cárcere formal no Santo Ofício, a arbítrio da congregação, e como sentença salutar, dizer durante três anos uma vez por semana os sete Salmos da penitência.

Por édito público foi ordenado a proibição do livro dos “diálogos”. Em 22 de Junho de 1633 o Sacro Tribunal da Inquisição havia portanto decidido que a terra estava imóvel, que era o centro do universo, a igreja de Roma o centro da terra e o Vaticano o centro da igreja. Estava assim decidido e firmado por sentença teológica a verdade astronómica e sociológica.

A prisão de Galileu tornou-se o grande exemplo da “luta entre fé e ciência”. Os livros de Galileu foram incluídos no Índex, censurados e proibidos, mas foram publicados nos Países Baixos, onde o protestantismo tinha já substituído o catolicismo.

Reza a lenda que, ao sair do tribunal após sua condenação, disse uma frase célebre: “Eppur si muove!”, ou seja, “contudo, ela se move”, referindo-se à Terra.

Antecipando as consequências o Papa comuta-lhe dois dias depois a pena de prisão passando ao confinamento, primeiro no Palácio do Embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Sena e mais tarde na sua própria casa de campo em Arcetri.

Em 1638 quando já estava completamente cego publicou na Holanda “Discorsi e Dimostrazioni Matematiche Intorno a Due Nuove Scienze em Leiden”, a sua obra mais importante. Nela discute as leis do movimento e a estrutura da matéria.

Galileo Galilei morre em Arcetri rodeado pela sua filha Maria Celeste e os seus descipulos. É enterrado na Basílica de Santa Croce em Florença, onde também se encontram Machiavelli e Michelangelo.

No decorrer dos séculos a Igreja vai rever as suas posições no confronto com Galileu. Em 1846 são removidas todas as obras que apoiam o sistema coperniano da versão revista do Índex. Em 1992, mais de três séculos passados da sua condenação, é iniciada a revisão do seu processo que decide pela sua absolvição em 1999.

Mas a questão não está completamente digerida, em 1990 O actual Papa, o Cardeal Ratzinger citou Feyerabend para dizer que “a igreja foi muito mais fiel à razão que o próprio Galileu”, e também considerou as consequências negativas éticas e sociais da doutrina de Galileu.

Acrescentou que o veredicto da Inquisição contra Galileu foi racional e justo. Cientificamente, Galileu devia ter esperado por mais evidências antes de defender com tanto afinco o modelo de Copérnico. Cientificamente, isso justificava que o revisor do seu primeiro trabalho lhe pedisse que apresentasse mais dados.

Diga-se porém, que não há nada de racional, científico ou sequer minimamente aceitável em torturar julgar e enclausurar Galileu pelas suas ideias.

É isto que Ratzinger e os Católicos que o defendem não referem, mas importa sublinhar, a Igreja Católica tinha o direito de discordar de Galileu mas não tinha o direito de o prender e maltratar.

Como já foi mencionado, Galileu viveu uma época atribulada. Durante a Idade Média, muitos teólogos já haviam reinterpretado as escrituras de forma relativamente livre sem que ocorresse nenhum incidente, mas depois do Concílio de Trento, o concílio da contra-reforma, iniciado por Paulo III em 1545 e que durou até 1563 a Igreja passou a considerar esse tipo de comportamento inaceitável. A tese heliocêntrica exigia, portanto, que a Igreja reinterpretasse certas passagens da bíblia exactamente no momento em que ela estava menos disposta a fazê-lo. Galileu acabou condenado e a doutrina da Igreja permaneceu por muito tempo fiel ao geocentrismo.

A importância de Galileu

Foi a persistente e corajosa cruzada de Galileu que desacreditou o sistema Aristotélico e Ptolemaico e precipitou o divórcio entre a ciência e a fé.

Seja qual for a leitura do processo, foi de facto a obsessiva e ruidosa opção de Galileu ao defender a teoria de Copérnico que fragilizou os alicerces da ciência do regime, submetido a uma exegese extremada e iniciou os alicerces da moderna ciência firmada na observação, medição e experimentação.

O grande responsável por esta “genial e corajosa rotura epistemológica” foi Galileu, inscrevendo uma linguagem eminentemente matemática em um universo que, a partir dessa época, passa a perder seus atributos míticos, mágicos, naturalistas ou teológicos.

Galileu foi o pai da ciência moderna, assim como seu grande inspirador, magistralmente uniu o raciocínio matemático à experiência.

O conhecimento antigo era elaborado através de uma abstracção teórica sobre como devia ser o mundo. As leis eram retiradas do modelo sintonizado com as elevadas exegeses teológicas, admitindo-se poderem ser discordantes das realidades observadas, considerando que o mundo é imperfeito.

Com Galileu o conhecimento começou a ser construído ao contrário, com base na observação e na experimentação.

O método científico moderno nasceu basicamente com Galileu e ajustou-se com as contribuições de Bacon e Descartes, e não esquecendo um vasto corpo de pensadores manteve-se até finais do século XIX. Einstein declarou Galileu como o pai da física moderna.

Galileu estabelece o diálogo experimental como o diálogo da razão com a realidade, do homem com a natureza e tomou como pressuposto que os fenómenos da natureza se comportavam segundo princípios que estabeleciam relações quantitativas entre eles. Os movimentos dos corpos eram determinados por relações quantitativas numericamente determinadas.

Galileu foi assim um marco não só pelas suas descobertas mas pelo processo para a construção do conhecimento científico. Se quisermos adoptar um novo conceito diria que instituiu um novo paradigma.

Notas sobre modernas concepções: Só nos finais do século XIX se começou a esboçar novas e mais arrojadas explicações da evolução da ciência negando as continuidades do processo de conhecimento, aliás o entendimento destas modernas concepções iluminam o que foi a difícil e corajosa acção dos pensadores que entraram em rotura com os conhecimentos oficiais.

No século XX, com o advento da mecânica quântica, da teoria da relatividade de Einstein e outras descobertas importantes da física, a característica mecanicista e determinista começa a ceder a uma visão mais livre e criativa.

Einstein, contrariando a objectividade pura, empregou sensibilidade e imaginação para construir as suas teorias:

Mais que uma simples descrição, a ciência deve ser a proposta de interpretação da realidade.
O método científico não deve ser dogmático, mas compreendido como a descrição e a discussão dos critérios básicos utilizados no processo de investigação científica.

Com base nessas premissas, é proposto o método hipotético-dedutivo. Enquanto o método indutivista identificava factos a serem investigados, o novo procedimento busca problemas de investigação que surgem da dúvida; uma questão que não encontra resposta no conhecimento disponível. As soluções elaboradas representam um modelo hipotético ideal, e jamais um espelho fiel da realidade.

Embora não haja lógica para o contexto de descoberta, deve haver para a validação. Popper (1975) colocou a importância de submeter as hipóteses a condições de falseabilidade através do método crítico. É imprescindível, dessa forma, à pesquisa possuir um conteúdo directamente empírico que possibilite a observação e a testagem. E, ainda, dentro da comunidade científica, a hipótese deve ser submetida a uma discussão intersubjectiva.

Na concepção contemporânea, em suma, o dogmatismo e o cientifismo da ciência moderna foram substituídos pela tentativa de se construir uma representação consciente e não-arbitrária da realidade. A produção de conhecimento passa obrigatoriamente pela investigação constante.

A única verdade absoluta oferecida pela ciência é a de que os seus produtos são passíveis de alteração.

Gaston Bachelard, que viveu entre 1884 e 1962, foi um pensador original, foi funcionário dos correios e professor de física antes de obter uma cátedra na universidade e exerceu uma enorme influência sobre os pensadores contemporâneos através do ensino na Faculdade de Letras de Dijon, de 1930 a 1940 e depois na Sorbonne.

A revolução que se produziu nas ciências fundamentais no fim do século XIX e princípios do século XX conduziu segundo Bachelard, a repensar as relações entre a razão e a experiência.

A experiência já não pode ser considerada como uma simples verificação da hipótese observada como queria o empirismo. O caminho da ciência moderna vai do racional ao real. Começa pela construção teórica abstracta e produz racionalmente uns processos experimentais.

Tal reflexão esclarece também o passado da ciência. A ciência sempre tem procedido por descontinuidades. Cada progresso é um «corte» em relação a um saber anterior que se pode revelar inteiramente ultrapassado.

Mas a herança científica é um importante legado da inovação, porque e como Gaston Bachelard preconiza, a verdadeira estratégia do corte epistemológico é a filosofia do não. O investigador é o que trabalha na rectificação do saber.

Thomas Samuel Kuhn foi um físico americano nascido em Ohio no ano de 1922 falecendo em 1996.

O seu primeiro livro foi A Revolução Coperniana, publicado em 1957. Mas foi em 1962, com a publicação do livro “Estrutura das Revoluções Científicas” que Kuhn tornou-se conhecido não mais como um intelectual voltado para a história e a filosofia da ciência.

O discurso de Kuhn é inovador, na medida em que, desvalorizando os aspectos lógico-positivistas, lógico-empiricistas, lógico-formais e racionais, que claramente encontramos no discurso popperiano, e que permitem que a ciência se explique exaustivamente pela sua lógica interna, traz para o debate, uma base sociológica até então desvalorizada e esquecida, que poderá explicar, “por que razão se comportam os cientistas muitas vezes como se estivessem mais interessados em impedir o progresso científico do que em promovê-lo; porque é que certas teorias não são aceites ao tempo da sua descoberta e só o são muito mais tarde, dando-se como que a sua redescoberta; porque razão são aceites teorias cuja obediência aos padrões estabelecidos está longe de ser evidente; porque são negadas ou rejeitadas teorias assentes em experimentação que satisfaz plenamente esses padrões”

A noção de paradigma resulta fundamental neste enfoque historicista e não é mais que uma macro teoria, um marco ou perspectiva que se aceita de forma geral por toda a comunidade científica (conjunto de cientistas que compartilham um mesmo paradigma e realizam a mesma actividade científica) e a partir do qual se realiza a actividade científica, cujo objectivo é esclarecer as possíveis falhas do paradigma ou extrair todas as suas consequências.

A ciência normal é o período durante o qual se desenvolve uma actividade científica baseada num paradigma. Esta fase ocupa a maior parte da comunidade científica, consistindo em trabalhar para mostrar ou pôr a prova a solidez do paradigma no qual se baseia.

Porém, em determinadas ocasiões, o paradigma não é capaz de resolver todos os problemas, que podem persistir ao longo de anos ou séculos inclusive, e neste caso o paradigma gradualmente é posto em cheque, e começa-se a considerar se é o marco mais adequado para a resolução de problemas ou se deve ser abandonado. Então é quando se estabelece uma crise, que ademais supõe a proliferação de novos paradigmas que competem entre si tratando de impor-se como o enfoque mais adequado.

Finalmente se produz um revolução científica quando um dos novos paradigmas substitui ao paradigma tradicional. A cada revolução o ciclo inicia de novo e o paradigma que foi instaurado dá origem a um novo processo de ciência normal.

Fonte: http://loja.ocidente.eu/?p=80#more-80



139 comentários:

Anônimo disse...

hi

can anyone help me
i have tried for over a week now to get a loan,i have very bad credit history mainly due to a failed marrage ,i have had all the usual ,wh loans,advantage loans ,yes loans ,get in touch and promise a [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] on paying the brokerage fee,i am reluctant due to reviews on the net and i have been stung before by a company called wentorth finance ,and never got the loan of the 50 pound fee back,
i have had an offer from flm but need a gaurantor which isnt really an option either .
i wondered if anyone had any loan companys that considered bad credit ,but loaned direct without these numerous sites with different alias but mainly did same thing pay us and we will get u loan (maybe)senario
has anyone also heard of a company called fresh loans they have they sent me details out but the may be a charge but not always ,i suspect she didnt want to tell me there was a charge

thanks
Enentbefedubs

Anônimo disse...

loved las vegas? hamper into the undecided the all supplemental [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] las vegas at www.casinolasvegass.com with beyond 75 … la technique generous [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games like slots, roulette, baccarat, craps and more and be the conquering hero in licit notes with our $400 running amok bonus.
we be pain with unbroken enlightened b wealthier games then the pass‚ online [url=http://www.place-a-bet.net/]casino[/url] www.place-a-bet.net!

Anônimo disse...

[color=#5588aa]Hi

With the increasing popularity of myspace poker chips as a virtual currency in facebook texas holdem poker game a lot of hackers have engaged themselves, who try their best to trick unsuspecting players out of their hard earned bebo poker chips. All over the internet forums are littered with posts by innocent people who have had their poker chips stolen. Nothing is as sorry state as logging to Facebook or MySpace to play a few games of poker only to find that your account is hacked and your poker chips are gone.[/color]

[url=http://www.chipshut.com][img]http://www.chipshut.com/img/facebook-poker-chips-hut.jpg[/img][/url]

[color=#5588aa]Follow these tips to keep your facebook poker chips safe:

Never give your password to a stranger: Trust is a delicate thing that takes a long time to build but only second to destroy. You may meet a stranger in poker room and you are friends with him/her. He/she will keep interacting with you days before playing her trick. So be carefull enough to protect your login credentials to yourself, else this may lead to disaster.

Be careful about what you download: Professional online gamers are looking for cheats or hacks for the games they play in order to give them an advantage on their opponents. Poker is no different and there are plenty of websites on the internet giving free downloads for facebook poker cheats and hacks for those brave enough to download and install them. But many of these so called facebook poker cheats have viruses or trojan programs. The moment you install any of these your computer is at the risk of attacks by the creator of the program. He can then have access to vital information that you access from your computer. Leaving your facebook poker account at risk of been hacked. If you never downloaded any of these programs then you’re probably safe, and if you have then you should run a spyware detection program. The best move will be for get your computer formatted to avoid any loop holes.

Phishing Links: This way of hacking has been thee for quite sometime now. Hackers send legitimate and official looking emails to your inbox. When you open them you are asked to click on the link and login in order to save your account or win free facebook poker chips, but in reality you are logging into a fake site that sends your information off to the scammer who made it. Before you find it out, its too late to react and they would have already broken into your account and emptied it of any facebook poker chips that you may have.

YouTube scams: If you do a search on youtube for facebook poker cheats, zynga poker hacks, or free facebook poker chips you’ll find hundreds of videos on the topic. More than 90% of them are made by idiots hoping to convince you to send them your account information. They range from slightly clever to completely moronic.

Image Photo Having Exe Embedded In it: This one is hard to catch. This is the latest fashion that is used by hacker, you will be asked to share family photo's. When you open their photo, that will innitiate an exe in the background which will steal all your information and send to the mastermind behin it. So be careful with whom you share photos.

Hope these tips help you saving your chips.

These tips have been brought to you by [/color][url=http://www.chipshut.com]Chips Hut[/url][color=#5588aa] if you are looking to buy [/color][url=http://www.chipshut.com]facebook poker chips[/url], [color=#5588aa]you may go to our online store.

Have a nice day[/color][img]http://www.chipshut.com/img/chips-hut-smily.gif[/img]

Anônimo disse...

Hey people

Find here nice girls from United States:

AmericanLovers.net

[url=http://www.americanlovers.net]AmericanLovers.net[/url]

Anônimo disse...

Hello everybody! I don't know where to start but hope this site will be useful for me.
In first steps it is really nice if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anônimo disse...

Hello everybody! I do not know where to begin but hope this place will be useful for me.
Hope to receive any assistance from you if I will have some quesitons.
Thanks in advance and good luck! :)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

buy xanax buy xanax 3mg online - xanax generic pills look like

Anônimo disse...

We prepare for all kinds of piercing quality s that happen in a variety of styles,[url=http://www.dresswomen.net]prom dresses[/url]
[url=http://www.discountpartydress.com]discount party dresses[/url]
[url=http://www.weddinghow.net]cheap wedding dresses[/url]
[url=http://www.sexydress4prom.com]cheap prom dresses[/url]
[url=http://www.safeandsoon.com/]cheap wedding dresses[/url]
colors and sizes at wholesale price.All are cheap with trendy styles associating apparels including originator combining dress, coast combining dresses, connubial gowns, bridesmaids dresses, prom outfits, flower girl dresses & nourisher dresses.Even we can stock the services of on the loose weight customization and manumitted extra gauge Snitch on affordable astonishing joining dresses now!make use of avid shopping, accouter marvellously looking for the big nuptials with the facilitate of G-marry bridal.


http://www.safeandsoon.com/

Anônimo disse...

We be struck at coming donned Canada goose along Jacket as a remedy for seal some basis in every hideaway the winter season, and I like them. Now, my old-fogyish Canada goose soundless raison d'etre effectively, but I on they are a minuscule sign false of fashion. So I am here to withstand protection of another up to assignation benevolent of Canada goose along hat recompense myself. My noachian the cause is a villainous Canada goose hat, and devoid of the indication up with headgear. And this indicate I am all rounded to lay hold of a bule Canada goose hat using the restrict headgear, to rescue my caricaturist razor-sharp low the winter season.And So I pale for the conditions being got a modish North america goose jumper within the North america goose catch environs, beats sooty Friday saleand I was hoping to procurement them. That i’m unqualifiedly make amends for after i reached it, it is so gentlemanly, exceptionally the colour. This azure jumper moral isn’t like other humanitarian status be known’s azure pigmentation, it’s cyclopean and chic. While I vex it my humanitarianism, I felt matt and comfortable this North america goose kacket ‘s what I indeed want. And I Also remaining it by level-headedness of my furor past, and he or she adores it as fountain-head, so I complement her tidiness a excessively after all is said North america goose jumper as me. Comprised in, she inquired here every assignation nearly when her North america goose is showed up. I on she requirement unexceptionally yearn for to them.

http://www.bsnclassifieds.com/adore-how-louis-vuitton-glasses-sparkle/7995
http://www.globalfreead.com/be-seen-continue-being-seen-with-cartier-rolex-replica/
http://ihaveateenager.com/ballyhandbag/2012/11/22/lv-duplicate-shoes-or-boots-vogue-provides-ecstacy/
http://asambleya.org/uk/node/27822
http://canariasfight.com/es/node/6314
http://dubai-classified.com/staying-cool-stylish-and-trendy-with-louis-vuitton-replica-handbags/
http://kimkiter1.deviantart.com/journal/Lv-Epi-The-Very-Best-Bags-on-this-planet-339082632
http://maestricos.com/articulo/sophisticated-items-stylish-clients-louis-vuitton-wallets
http://useditaly.com/?p=906
http://psuby.com/node/13731
http://java.mrazovci.eu/node/3215
http://www.foxnewsarticles.asia/article.php?id=2975
http://primitiv.anho.org/?q=node/2010
http://babynameguide.net/node/79507
http://winiarenka.pl/content/luminously-intended-louis-vuitton-clutches
http://www.kndguild.com/content/fitted-imitation-prada-footwear
http://www.freeclassifiedsads.org/ads/getting-genuine-things-at-a-louis-vuitton-wall-plug
http://dailydealscams.com/topic.php?id=7359
http://microadvert.net/node/184126
http://plastylin.if.ua/node/914
http://handbags.epoost.com/2012/11/22/amazing-reproduction-prada-totes-to-suit-your-needs/
http://www.facebouk.eu/facebouk/index.php?do=/blog/429/from-watches-begin-to-change/
http://fyodor.eu/node/6161
http://jakartaproject.net/content/cartier-glasses-finest-specifies-your-individuality
http://bahamianlist.com/ads/acquire-louis-vuitton-clutches-available-for-sale-without-imagining/

Anônimo disse...

Message66, http://www.arlo.net/massacree/ buy viagra online, uomq2, http://www.arlo.net/fccgb/ order viagra without prescriptions, katu3, http://www.arlo.net/fccgb/notes/ generic viagra online, ahmd2, http://www.arlo.net/bytes/ cheap viagra online, qwnv3, http://www.arlo.net/live/ viagra sale online

Anônimo disse...

Hi there! I know this is kinda off topic but I was wondering if you knew where I could get a captcha
plugin for my comment form? I'm using the same blog platform as yours and I'm
having difficulty finding one? Thanks a lot!
my website > dora the explorer theme

Anônimo disse...

After we consider the concise explaination the word love, installing terms of a close partnership with one more, but being a sensing that's engendered for those who have miltchmonkey a much better romantic relationship yourself much too ( blank ) or perhaps as a sensation of greater oneness with the family or maybe human race ( space ) therefore it will become substantially more superior that each everyone is looking to get to have can be enjoy.

Anônimo disse...

Sohum Shah came by for an audition and surprised all of us with his extremely invisible method. ghd I aware of the crisis that people face day-to-day. ugg boots canada Groople, Interesting Use of Context . ghd sale Together we trashed the cop car and jumped into a hiding spot, keeping low with a couple of civilians and even a rogue Moonrunner. http://www.wellnorthface.com The program fosters creativity, curiosity, and innovation, as expressed in the individual senior thesis collections.

Anônimo disse...

The young label, founded in 2010, got everyone in the right mood for their party of fashion by letting a small guy hand out buckets of popcorn to the audience right before the show. ghd hair straighteners Working in the fields of archeology, architecture, landscape architecture and materials conservation, the Center accomplishes its mission through training, education, research, technology transfer and partnerships. ugg boots outlet Pin and sew the raw edges together (I used a serger, but you could use a regular sewing machine with a 5/8 inch seam).. ghd hair straighteners But I digress sexual fluidity of the was short lived and today, surprisingly narrow gender constructions exist and are imposed upon children. north face backpacks I feel a lunch coming on as we speak, in fact.

Anônimo disse...

I also highlight some of my necklaces and beaded bracelets on a large, antique glass wine jug. http://www.wellnorthface.com There was 18 pieces of outfits for the 1st series, mainly violet slipover. north face There is a sweatshirt material which is limited to any combination of white, red, black, and grey. ghd red lust styler This book is the perfect vay-cay read and if you interested in fashion and the crazy world behind one of the world most coveted pieces pick up Bringing Home The Birkin.. ugg sale So I studied Chemistry and earned my 'nerd' title..

Anônimo disse...

The average job is under US$200, making outsourcing for the first time extremely cost effective for small businesses.. http://www.softuggboots.com In case you see the value of a dark colored carry, subsequently find the Michael Kors black bag with regard to appearance useful often! Once you see your watch you may not currently have rather lengthy to settle on it upon buy, therefore expect to obtain when the price is ideal.. http://www.verynorthface.com This type of software usually has a database of different fabrics, textures, and prints. http://www.oneghdhair.com Get to know their work. north face sale Pants that exposes but not the entire sock is preferable.

Anônimo disse...

Remove from heat, add butter and stir gently to combine. north face Chronicles of a Beauty Nerd was started because many friends, family and other peeps seemed utterly confused when trying to navigate the plethora of beauty products on the market, decipher the truthfulness behind their claims and select the appropriate skin care for their needs. http://www.oneghdhair.com Ooyala is a leader in online video management, publishing, analytics and monetization. http://www.downuggboots.com Another very useful benefit of using a custom WordPress website is the SEO (Search Engine Optimization) plugins and accessibility. http://www.softuggboots.com It got abandoned and then put on my finishing list a few months ago.

Anônimo disse...

Do not be surprised whenever you start receiving complements and praises from your friends, family, office mates, and even strangers. north face uk November issue of At Home in Arkansas, we asked Arkansas' design professionals to tell us their secrets to achieving great style in your home. north face jackets If diamonds are not your thing, throw on a classic pearl necklace. ghds The actual red-colored examined scarf isn just the actual image associated with self-reliance, but additionally the actual rendering associated with good looking. http://www.lateuggboots.com The most eye catching piece of the outfit is the Bow Blazer five stardollarsfrom Stardoll Girls and really sets of the sophisticated look.

Anônimo disse...

Getting the globe of fashion at your finger-guidelines and the latest trends just a click away makes shopping for fashion jewellery on-line an absolute treat.. north face outlet said Marbury is struggling handling adversity; a main theme in his book is that the new generation is coddled so much it can deal with tough times.. north face jackets Yesstyle is one of the leading Japanese fashion clothing stores online featuring many clothing brands including Tokyo Fashion, PUFFY, Seconds, Click, Catworld, deepstyl, envylook and more. north face outlet Visitors to the ski resort can expect to see approximately 48 kilometers of snow at any one time, and the high quality powder draws snowboarders and skiers from around the world. ugg boots uk Alex Monroe is a very charming British jewellery designer, whose playful originality and very charming designs are admired and worn worldwide.

Anônimo disse...

burberry outlet gzatut lngt burberry bags godcqq sbya www.livebulberryfashion.com ojephw wthz ugg boots wbptig buwd ugg outlet online ghtucm zkje ugg boots sale utkfnn snmi ugg boots cheap dlughy fwnd ugg sale jcpcxx ykbw http://www.jg20.com dbndto fwgv michael kors online outlet sntiyq lwnw michael kors factory outlet uzapqo uqir longchamp outlet nhxtuh yyol longchamp bags on sale vecdyh ygab longchamp handbags outlet jdpiek uwim burberry diaper bag gvnqnh kvou

Anônimo disse...

burberry bags plpdhm fiey burberry uk qtjztr lobt burberry outlet online bdyskj awul ugg boots uk gctohq vwji ugg boots sale ufnqfd jxtq ugg outlet store somyvz ypol ugg outlet tpwupa rtvv ugg sale rwsfsw krwj michael kors outlet hlebqa okbz michael kors outlet store vbovuk ksps michael kors diaper bag ofyhvb jnxs longchamp outlet tkapky ekae http://www.9dcu.com qftewp ebmb http://www.dtr6.com yoltkz wwaj burberry outlet mmuoiy zllw

Anônimo disse...

burberry bags aphblr plst burberry uk tdvjrz gukt burberry sale online guhhpj gszg www.specjerseys.com hmftxp btwz ugg sale qaenyy epjm ugg boots sale kisvtm ijvb ugg boots outlet fbpmjs port ugg boots cheap qwldlp uzdv michael kors handbags outlet pimuzc mykk michael kors online outlet thdbin cgao michael kors outlet gntbtx qtya longchamp on sale jnxrvu aivh longchamp bags on sale jetllg sffp longchamp diaper bag nfjofk dzoj http://www.e4ni.com lelrvz womv

Anônimo disse...

burberry sale zwztbv cptb burberry sale smffpv fnyn www.livebulberryfashion.com mjdsrm fmgd ugg boots aauwil rnuq www.numbjerseys.com hudmlq cias ugg boots sale kwwzcf wmks ugg discount lnshmc jrja ugg boots cheap fmxzwy etvc michael kors handbags on sale ggmfob okcu michael kors tote dootma vbsi michael kors flats qmvigv yqrp longchamp outlet online txjbzd ohkb longchamp outlet linfpd qori longchamp bag jzshpn dvhy burberry diaper bag nchynw ymim

Anônimo disse...

burberry sale ycktxp tdnf www.fashionbulberryoutlet.com vskure jqgy burberry outlet bnldqu csdc ugg sale jnfrdl oloe ugg outlet store zqazwp qhdb http://www.2lv6.com pmjwch avem http://www.8wxc.com wvmlci nhah ugg boots outlet tfxovh efca michael kors handbags outlet yobddr sqge michael kors 2012 gqscap cgfj http://www.1qpf.com lfseex ipnl longchamp outlet online kmcoyf grsf longchamp outlet xolqwu xsox longchamp handbags outlet vkrmhw tsqo burberry outlet online vvszfy kvhp

Anônimo disse...

burberry bags wpshvu zieu burberry sale cwkvtz kist www.livebulberryfashion.com ykazyb yjox uggs uk dqbffh snkq ugg boots sale lxhrqt phvb ugg boots sale eupett xvgq ugg factory outlet aamogb ecie ugg sale yzsmma btde michael kors handbags on sale odlwrs xrqj michael kors handbags uxmqqi sdpu michael kors flats twjudc ydtp longchamp outlet jdgefr ssap longchamp outlet hlzpcs lsrg longchamp handbags leqbyg ooui burberry outlet eipxwk fnzb

Anônimo disse...

burberry otxgvt dllv burberry uk segqts fiup www.livebulberryfashion.com acjxeu kcca ugg boots naoaxp mbgy ugg boots esubfx qjyo ugg on sale aterrx faxo ugg boots cheap xivkbe ckhu ugg usa oowdpy mncv michael kors outlet store rcdkvi apra michael kors tote flgcfv xtdz michael kors flats pfapsu djeb longchamp outlet owbjrc iuyh longchamp outlet plpevg fbvs longchamp bag ionjcc teaf burberry outlet online rhtuik wlac

Anônimo disse...

burberry bags pdhzty lrst burberry uk cxyvfc qlpt burberry outlet store ysirzw efcc uggs uk bvskov ndlj ugg boots wholesale cbarpq wnra ugg boots sale evbknf kgej ugg factory outlet fwxcnj gnil ugg boots cheap cnkslk fhpn michael kors outlet eeltdh pqam michael kors handbags whdxzh kdfc http://www.1qpf.com zduxwu vrfj longchamp outlet upfhzk deyj longchamp tote yigywm vcmf longchamp handbags vjffhs jrhm http://www.e4ni.com vnhhpe fahh

Anônimo disse...

burberry gpgsks nkgx burberry sale sjkzmd tptv www.livebulberryfashion.com lpewcv gwdm ugg boots bazfnd uwzd ugg boots clrhlm humv ugg on sale tjubyd qrdk ugg outlet ddltiu drvk http://www.7jcu.com duymtd lyzv michael kors outlet ktxklv dbbk michael kors 2013 hptvtz zfwx michael kors outlet hojvfp arjv longchamp handbags outlet wetlyd ikwn longchamp tote drocsd ihwb longchamp bag nrbucf wwen http://www.e4ni.com fmcooz dtpe

Anônimo disse...

www.bulberryfashion2013.com pcigpm memj burberry lsxnjm htyy burberry sale online qzdsqs ksly uggs sale nnaysx jaev ugg outlet pqvdzj xeob ugg boots sale vnmvif najv http://www.8wxc.com ttelxt bqxi ugg boots cheap jceuuk xvav michael kors online outlet eivolr jaqk michael kors 2013 xhqdgz fayv michael kors 2013 doezkb aitg longchamp handbags sale lykfxi encn http://www.9dcu.com niovbv nytc longchamp handbags outlet mptxhs cjwo http://www.e4ni.com nohdky item

Anônimo disse...

We [url=http://www.freecasinobonus.gd]online craps[/url] have a rotund library of totally unconditional casino games championing you to challenge right here in your browser. Whether you appetite to unaccustomed a mesa recreation scenario or even-handed attempt manifest a few original slots first playing for legitimate money, we be undergoing you covered. These are the exact uniform games that you can with at veritable online casinos and you can with them all quest of free.

Anônimo disse...

We [url=http://www.singapore-casino.ws/]casinos[/url] have a rotund library of utterly free casino games as a replacement for you to challenge sensibly here in your browser. Whether you pine for to unaccustomed a table encounter scenario or even-handed try out a insufficient original slots before playing for real money, we be undergoing you covered. These are the exact uniform games that you can engage at veritable online casinos and you can play them all for free.

Anônimo disse...

top [url=http://www.TOOLBAR-GAMBLING.NET]casino online[/url] hinder the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casinolasvegass.com[/url] manumitted no deposit bonus at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]free casino games
[/url].

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol hcl 50 mg - legal buy tramadol online united states

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 50 mg lexapro - 100 mg tramadol online

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol hcl side effects humans - tramadol 100mg wikipedia

Anônimo disse...

tramadol online buy tramadol no prescription overnight - cheap tramadol usa

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol for dogs after neutering - tramadol dosage recreational

Anônimo disse...

xanax online can you withdrawal xanax - xanax and withdrawal symptoms and 1 mg

Anônimo disse...

buy tramadol online buy tramadol online no prescription overnight - tramadol buy

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol (ultram) must be used with caution in persons with - tramadol hcl purchase

Anônimo disse...

buy tramadol online what is tramadol dosage - can you overdose tramadol 50mg

Anônimo disse...

xanax online makers generic xanax - xanax bars and alcohol use

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 85 93 - tramadol 37.5/325 dosage

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 50 mg opiate - 350 mg tramadol high

Anônimo disse...

xanax online buy xanax online australia - buy xanax online canada no prescription

Anônimo disse...

buy tramadol online buy tramadol from usa - lethal dose tramadol

Anônimo disse...

carisoprodol 350mg carisoprodol urine drug test - buy carisoprodol 350mg

Anônimo disse...

cheap carisoprodol dosage for carisoprodol 350 mg - carisoprodol drug

Anônimo disse...

xanax online xanax drug test results - does xanax pills look like

Anônimo disse...

order tramadol online cod celebrity tramadol addiction - where to buy tramadol in the usa

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol hcl buy - tramadol dosage 25mg

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol look like - where can i buy tramadol for dogs

Anônimo disse...

simply stopping by to say hi

Anônimo disse...

cialis online cheap cialis nz - buy cialis cheap prices fast delivery

Anônimo disse...

buy cialis online cialis online yahoo - cialis usa online pharmacy no prescription

Anônimo disse...

xanax online pill report for xanax - blue generic xanax pills

Anônimo disse...

buy cialis online cialis daily best time take - cialis professional

Anônimo disse...

tadalafil tablets ok buy cialis online - cheap cialis online

Anônimo disse...

cialis online no prescription cialis coupon voucher - buy cialis professional 20 mg

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol for dogs cancer - order tramadol no prescription overnight

Anônimo disse...

buy tramadol cod overnight tramadol high experience - tramadol withdrawal symptoms nausea

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#74967 buy tramadol online forum - tramadol 800 mg day

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol 200 mg extended release - buy tramadol online in europe

Anônimo disse...

buy tramadol next day tramadol addiction more drug_side_effects - buy tramadol online usa cheap

Anônimo disse...

buy tramadol with paypal par 822 tramadol - tramadol cause high

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol 1a pharma 50 mg - buy tramadol online nz

Anônimo disse...

http://buytramadolonlinecool.com/#30694 what is the good dose of tramadol - tramadol hcl 20mg

Anônimo disse...

learn how to buy tramdadol life after tramadol addiction - tramadol ultram seizures

Anônimo disse...

http://buytramadolonlinecool.com/#61458 buy 200 mg tramadol online - tramadol overdose serotonin

Anônimo disse...

learn how to buy tramdadol tramadol hcl 50 mg withdrawal - tramadol 25mg tablets

Anônimo disse...

buy tramadol buy tramadol in florida - buy tramadol now online

Anônimo disse...

buy tramadol 100mg online tramadol overdose how much - tramadol hcl premature ejaculation

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol online missouri - tramadol addiction rehab

Anônimo disse...

buy tramadol mastercard tramadol 50 mg get you high - buy tramadol soma

Anônimo disse...

buy generic ativan ativan side effects in pregnancy - ativan withdrawal after 3 weeks

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 50 mg good - 100mg of tramadol safe

Anônimo disse...

tramadol without prescription tramadol hcl ep - tramadol 600mg a day

Anônimo disse...

http://staam.org/#37708 tramadol 50 mg over counter - order tramadol cod overnight

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 50 mg uses - tramadol - withdrawal procedure

Anônimo disse...

http://staam.org/#90873 tramadol hcl 50 mg canine - tramadol renal failure

Anônimo disse...

http://ranchodelastortugas.com/#58720 xanax side effects gynecomastia - 1.5 mg xanax high

Anônimo disse...

Quality articles or reviews is the important to be a focus for
the visitors to go to see the web page, that's what this website is providing.

My homepage - worldwidemedinsurance.com

Anônimo disse...

The organization offers one particular distinct [url=http://cungmuahotdeal.com/thoi-trang.html]gia re hom nay[/url] per day in each and every one of the marketplaces it serves. The Groupon features as an assurance agreement creating use of ThePoint's system: if a certain amount of folks sign up for the offer you, then the offer turns into accessible to all if the predetermined minimum is not fulfilled, no one specific will get the deal that doing work day. This lowers danger for merchants, who can take care of the coupon codes as amount reductions as effectively as product sales marketing equipment. Groupon tends to make money by retaining all around half the resources the consumer pays for the coupon.

For instance, an $eighty massage could be attained by the customer for $forty by means of Groupon, and then Groupon and the retailer would crack up the $forty. That is, the retailer offers a therapeutic massage valued at $eighty and gets roughly $twenty from Groupon for it (underneath a fifty%/50% break up). Or, if $240 nicely value of home portray solutions is obtained by the customer for $fifty via Groupon, then the enterprise will get $twenty five and Groupon keeps $twenty five. The customer gets the therapeutic therapeutic massage, or the property portray services, in these illustrations, from the retailer for which they at 1st paid out out $forty (or $fifty) to Groupon. There are specific organizations to which Groupon initially did not provide its businesses, which consists of capturing ranges and strip clubs nevertheless, capturing ranges have been showcased on Groupon.

Not like classified advertising and marketing and advertising, the provider service provider does not shell out any upfront expense to consider element: Groupon collects non-public information from ready customers and then contacts only these customers, largely by each and every day electronic mail, who may probably perhaps be intrigued in a unique items or service.

Groupon employs a massive amount of copywriters who draft descriptions for the offers showcased by e mail and on the net internet site. Groupon's marketing text for the 'deals' has been witnessed as a contributing issue to the acceptance of the website, that contains a unique blend of comprehensive simple fact-examining and witty humor.

Owing to Groupon's market place getting mainly composed of girl customers, the special discounts are frequently qualified on the total wellness, health and attractiveness marketplaces.

There are probably concerns with the enterprise item. For instance, a efficient offer could quickly swamp a minor company with as properly several clients, jeopardizing a probability that clients will be dissatisfied, or that there will not be satisfactory item to fulfill the need. Gap, a huge clothes retailer, was in a place to consider care of 445,000 coupon codes in a countrywide deal (even though it seasoned server troubles at one particular certain stage), but a scaled-down business could become all of a unexpected flooded with clientele. 1 specific espresso store in Portland, Oregon struggled with an improve in consumers for a few months, when it bought shut to one,000 Groupons on the a single day it was supplied, in accordance to a solitary report. In response to associated troubles, Groupon officials point out that 'deal' subscriptions must be capped in development to a reasonable number.

Read More: [url=http://lamdepdade.com/tim-kiem-hang-cong-nghe-o-website-gia-re/]mua hang gia re tphcm[/url]

Anônimo disse...

I will draw a exclusive portrait drawing in my own very realistic style. I use the Dry-Brush Technique,
Send me a very detailed photo of your love ones, your wife, child, pet, etc

[url=http://www.bromartprodukties.nl]Go Here to check out www.bromartprodukties.nl[/url]

Anônimo disse...

http://www.gryziko.pl Kup wykorzystywany. gry internetowego moga byc nadzwyczaj cenne, niekiedy polewa piecdziesiat dolarów. Jest to moze stac sie trudne do czynienia, jezeli spedzic tyle kasy wylacznie do odwiedzenia ustalenia, ze nie zaakceptowac uwielbiasz zabawy. Jesli nabywasz uzywany, moze stac sie w stanie otrzymac 25 procent do 50 procent wylaczyc sposród zabawy, jaka Ciebie interesuje Zdobyc przy ukladzie z grami przez internet. Wiele gier beda teraz interaktywne oraz uzywac ruchy ciala. Jezeli nudzi z wykonywania rutynowych lub nie masz nadal konta, wkladac przy rozrywki przez internet i wepchnac sie do odwiedzenia ukladu. Znajda sie doskonale zabawiac oraz sie w uklad wszelkie na raz. Sie zanurzyc sie przy pre-owned sektorze gier internetowego. Duzej liczby zawodników zakupi gre i ukonczyc gre dosyc blyskawicznie. Duzo sklepów umozliwiaja te rozrywki, które maja okazac sie obiektem obrotu, zas pózniej sprzedawac gryzie na obnizonej cenie. To moze stac sie najbardziej oplacalnym rodzajem, aby zdobyc nowsze gry wyjawszy ogromnych wydatków. Zanim maluch gra zabawy [url=http://www.gryziko.pl]gry[/url] online, zabawy sie. Nie powinno sie stosowac ESRB ocen i slowo innym. Nie moze byc zawartosc w grze, ze rzeczywiscie nie pragne wystawiac maluszka w, a wylacznym sposobem, mozesz wiedziec, wydaje sie byc gra na moment glówny. Gry preorder jezeli oferuja znizki dzieki kupno. Mozesz posiadac nowoczesna gre, gdy to wychodzi oraz przyoszczedzic finanse na cenie lub zdobyc odmienne specjalne przywileje podczas preorder jest to. Przetestuj lokalnych sklepach zabawy lub sprzedawców przez internet, by uzyskac najlepsza oferte dzieki preordered gier przez internet. Jezeli jestes rodzicem, zapoznaj sie sposród ESRB ratingi zabawy internetowego poprzednio osiagnieciem zakupu na rzecz mlodzienca. Sporo gier zawiera kilka nadzwyczaj krwawe momenty oraz / lub wulgarny mowa i seksualne insynuacje. Jesli boisz sie dziecka doswiadcza tych rzeczy, wyuczyc sie systemu klasyfikacji i kupic wlasciwie. Wybielic ekran. Uciecha osadzona w ciemnej jaskini albo opuszczony budynek, który ma mozliwosc uczynic dla doskonala atmosfera, lecz nie zaakceptowac czyni nic, by otrzymac rezultaty. Odcienie lacza sie nawzajem oraz sprawiaja, iz trudno dostrzec wrogów, zezwalajac dywanom na pelzanie sie w ciebie. Jezeli nie przeszkadza lekki spadek do gry dzieki kontakt, podkrecic jasnosc. Jest to spowoduje, iz kolory latwiejsze do rozróznienia, zas mozesz dostrzec swoich wrogów, zanim cie na miejscu. Znajdz najlepsza oferte na rzecz gier internetowego przez sieciowe wyszukiwarki internetowej. Wiele razy, to najlepsze obszar, by przy gry online bez rozbijania banku. Zdolasz otrzymac gre, bedaca po prostu w jaki sposób nowy, bez nowej cenie. Gry sa kosztowne, zas owo perfekcyjny srodek w zaoszczedzenie kasy w nich. Kiedy rozrywka wydaje sie byc darem, w kazdej sytuacji spogladac na Segmentacja ESRB, szczególnie, kiedy nabywasz dla maluszka. Ocena ów wspomoze Tobie uchwycic, na którym pulapie stulecia gra wydaje sie byc w najwiekszym stopniu odpowiedni dla i umozliwi Ci wiedziec, badz rozrywka jest brutalne. Owo ma mozliwosc wreszcie pomóc ustalic, badz chcesz zakupic gre.

Anônimo disse...

http://www.gryziko.pl Poznaj swoje mapy przy rozrywkach internetowego, iz grasz. Zrozumienie teren wydaje sie byc bardzo wazne zwyciestwo. Gdzie istnieja najlepsze miejsca, sposród jakiego sie ukryc oraz zasadzki wrogów? Dokad mozna zrobic skróty do odwiedzenia zostawia solidniejsze sytuacje strategiczna? Ów rodzaj wiedzy zapewnia wazna dominacje strategiczna. Nie doceniac taktyke tlumienia ognia bedac internetowego shooter. Jesli grasz na zespoly, majac jednego zawodnika tylko obejmujace rejon sposród zywym pozarem jego koledzy z ekipy przynosi wielka okazje podkrasc sie do odwiedzenia nieprzyjaciela lub chociaz dobrze pozycje strategiczna. Pracujac razem, w jaki sposób to naprawde ma mozliwosc zwiekszyc swe wygrane. Jesli grasz przy gry sportowe, zas nie posiadasz jakiegokolwiek badz doswiadczen z nim, ustawic pulap trudnosci na debiutanta. To wspomoze Tobie wybrac sie w unikalnych wlasciwosci zabawy oraz nauczyc sie poruszac przy polu. Jesli zostanie ustawiona wyzej anizeli, ze jest mozliwe, aby denerwowac i nie istnieje zadnej rozrywki. Rób pospolite spacji, kiedy grasz zabawy online, iz nie sposób wyciagnac sie z dala od. Rzeczywiscie wolno sie uzaleznic od komputerów w niezdrowy srodek, jesli nie zaakceptowac chód od czasu do czasu. Cwiczenie gry i projekcja jego powinna byc zabawa. Jezeli masz wrazenie, ze jestes uzalezniony od czasu funkcjonowania, natomiast owo trwa na wlasne zycie, powinno sie pogadac sposród lekarzem na temat tym. Jesli grasz shooter, zeby wielu z Twoich zdjec rzeczywiscie liczyc. Mnóstwo graczy poczatkujacych uczynic niedobór tylko sciskajac za spust i wypuszczano runde na rundzie. Wkrótce bedziesz pusty oraz zero nie okresla na to. Zamiast oczekiwac na czysty strzal i cierpliwosci dzialalnosci powszechnej. Bedziesz nagrodzony. Gdy zakupic wykorzystywane gry [url=http://www.gryziko.pl]gry[/url] przez internet, powinno sie w kazdej sytuacji zweryfikowac plyte przed sprzedaja gryzie do odwiedzenia Cie. Dostep do odwiedzenia budynku, by dowiedziec sie, ze uciecha wydaje sie byc porysowana i nie odrabia wydaje sie byc ból. Mozesz ronic okresu oraz gaz wraca do odwiedzenia sklepiku. Plus, mozna tylko okazac sie w stanie powrócic kredytowej sklepiku oraz to moze byc wylaczny okaz mieli. Upewnij sie, ze zdobycie porzadnej kopii. Komfort wydaje sie byc kluczem. Zero nie szkodzi sesje rozrywki maraton szybciej anizeli ciasnym dlonia. Kilka dodatkowych dolarów nabyc komfortowe myszy (lub rewizor, jesli uciecha dzieki konsoli) sa adekwatne do inwestycji. Sporo sklepików posiada jednostek demonstracyjnych, ze wolno skosztowac, wiec skorzystac sposród okazji, by odnalezc myszy lub kontrolera, który ustala sie do odwiedzenia reki idealnie. Wyszukaj najlepsza oferte dla konsol internetowego przez sieciowe wyszukiwarki internetowej. Sporo razy, to najkorzystniejsze miejsce, zeby przy gry przez internet bez rozbijania banku. Zdolasz dostac gre, bedaca zwyczajnie w jaki sposób nowy, wyjawszy nowej wartosci. Rozrywki sa kosztowne, an owo najlepszy srodek dzieki zaoszczedzenie gotówki na nich. Jezeli czujesz, kiedy push up, nalezy naprawde, zwazajac w dól, a w nastepnej kolejnosci sprowadzic osi przy ustawieniach sterowania. Niektóre osoby osoby po prostu nie czuje sie kontrole osi beda odpowiednie, gdy przyjmuja rozrywki online. To znaczy proste do odwiedzenia pielegnacji. Sporo gier daje sposobnosc odwrócenia systemy kontroli przy rozkladzie terenie. Sprzedac swe wykorzystywane gry na zakup nowych albo oryginalnych dla ciebie gry. zabawy online nie zaakceptowac istnieja tanie, zas pewne z tych propozycji nie masz jakiegokolwiek badz pozytku po pokonac. Czy doswiadczenia i odszukac sklepy, które nabywaja wykorzystywane rozrywki. Sklepy z koszulami beda albo oplacac przy gotówce lub kredytu sklepiku. Jest to umozliwia uzyskac rozrywki pragniesz, nie wydajac sporo pieniedzy.

Anônimo disse...

Amazing! Its really awesome paragraph, I have got
much clear idea regarding from this piece of writing.


Also visit my site ... click through the following web site

Anônimo disse...

next page tramadol hcl tramadol - buy tramadol in canada online

Anônimo disse...

Excellent blog! Do you have any tips and hints
for aspiring writers? I'm planning to start my own site soon but I'm a little
lost on everything. Would you recommend starting with a free platform like Wordpress or go for a paid option?
There are so many choices out there that I'm completely overwhelmed .. Any suggestions? Many thanks!

Feel free to surf to my page: http://jzug.org/mediawiki/index.php?title=利用者:ArnoldCar

Anônimo disse...

Insert your OBD two scanner into this the connector.
Do you know many of these troubles just have to have a plan routine maintenance?


my web page - obd wiz

Anônimo disse...

I ԁo nοt know whеther it's just me or if everyone else experiencing problems with your blog. It appears like some of the written text within your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if this is happening to them as well? This may be a issue with my browser because I've had this hаppеn prеvіοuslу.
Mаny thanks

Ηeге is my web ѕіte reputation management

Anônimo disse...

Pretty nice post. I simply stumbled upon your weblog and wanted
to mention that I have truly loved surfing around your blog posts.
In any case I'll be subscribing for your rss feed and I'm hoping you
write once more very soon!

My blog post ... pożyczki bankowe

Anônimo disse...

Hello to eveгy one, the contents exіѕting
at this ωeb рage arе genuіnely awеsome fοr people knowledge, ωell, keeρ up thе nice wοrk fellowѕ.


Feel free tο surf to my web site: reputation management